Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Energia limpa e sustentabilidade

Continuando as discussões sobre ações de sustentabilidade, devemos pensar em como produzir energia suficiente e sem prejudicar o planeta. Afinal, para garantirmos o futuro sustentável, além de restaurar as florestas degradadas, precisamos rever as principais matrizes geradoras de energia.

O Brasil é um dos países que apresentam maior capacidade para geração de energia limpa. Nossa matriz elétrica nacional é uma das mais limpas do mundo, contando com mais de 78% da energia proveniente de fonte hídrica e dentre as quatro maiores economias ditas emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China), nosso país é o único que realmente pode se utilizar de energia limpa e renovável durante todas as etapas de desenvolvimento.

Na teoria, a energia limpa é aquela que não polui o meio ambiente e que pode ser classificada como energia renovável, visto que é produzida com o uso de recursos renováveis. Algumas dessas técnicas estão em crescente desenvolvimento e utilização, como a energia eólica, que já está presente em grande escala na Europa e nos Estados Unidos. O Brasil tem um grande potencial para a geração desse tipo de energia, principalmente nas regiões Sul e Nordeste. Desenvolvimento este, que tem ficado estagnado nos altos custos para aplicação da tecnologia, que neste caso é divergente do atual cenário nacional. Além dessa, vale lembrar que a energia solar, biogás e energia do mar, adquirida através da movimentação das águas, também são consideradas técnicas para aquisição de energia limpa.

Para entender nosso potencial diante das outras nações, basta pensar que, na prática, temos duas estações climáticas definidas: inverno e verão. A segunda e predominante, nos beneficiaria com a produção de energia solar durante boa parte do ano. Contudo, infelizmente, as tecnologias existentes só nos permitem utilizar 1% do potencial energético do sol. Outra potencialidade do nosso país seria a energia hídrica, que só é considerada renovável quando para a utilização de seu potencial não seja necessária a formação de reservatórios de grande extensão.

Apesar de sermos um país com uma enorme costa litorânea, a energia derivada do mar é a forma de energia renovável menos utilizada hoje. Seu aproveitamento pode ser através das marés, ondas e correntes marítimas. Mais um potencial que o Brasil possui e que, apesar dos projetos pilotos que estão sendo implantados no Ceará e no Rio de Janeiro, apresenta complexidade em sua instalação e operação.

Criar alternativas para obtenção de energia limpa não é apenas uma questão de sustentabilidade, envolve qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Se não começarmos a investir nas tecnologias em busca de alternativas, não seremos capazes de reduzir o nível de emissão de carbono, por exemplo. E como consequência disso, as mudanças climáticas tendem a se agravar, impactando, também, no volume de chuvas, da qual dependemos para geração de energia, o que poderia levar a um apagão, como já aconteceu há alguns anos atrás. Sabemos o que fazer, precisamos agir.

Deixe um comentário