Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Empreendedorismo social como solução para o Brasil?

Uma pesquisa da União Europeia realizada na região e nas maiores economias do mundo colocou o Brasil como o segundo lugar entre os países com maior tendência para o empreendedorismo. De acordo com os resultados, 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio. A pesquisa incluiu os 27 membros da União Europeia e mais 13 nações, entre elas, China, EUA, Rússia, Índia e Japão. O primeiro lugar ficou com a Turquia, com 82%.

Os termos “empreendedor” e “empreendedorismo” têm sido bastante utilizados nos últimos tempos, principalmente para significar o fundador de um novo negócio ou a pessoa “que iniciou um negócio onde antes não havia nenhum”, dando o contexto do novo, do inédito.

Acredito que empreendedorismo é mais que isso. Empreendedorismo é a força do fazer acontecer, em qualquer área e seja de forma inédita ou não. Seguindo esse raciocínio, o empreendedor é a pessoa capaz de gerar bons resultados em qualquer área de atividade, é aquele que motiva ações e cultiva ideias em prol do bem estar comum.

É de conhecimento comum que o Brasil, assim como outros países do mundo, tem inúmeros problemas, seja de caráter social, educacional, ambiental, econômico ou infraestruturais. Nesse esfera, o empreendedorismo social surge como uma alternativa e forma de contribuição das empresas para a sociedade. Em outras palavras, seria uma forma de devolver à população e ao país onde funciona, todo o sucesso empresarial que foi conquistado.

Aqueles que possuem a visão de empreendedor social são capazes de distinguir tendências e apontar soluções inovadoras para contribuir com a melhoria ou amenização dos problemas sociais e ambientais, por exemplo. O empreendedorismo social, por meio da sua atuação, é capaz de acelerar o processo de mudanças, oferecendo produtos e serviços de qualidade à população excluída do mercado tradicional, ajudando a combater a pobreza e diminuir a desigualdade.

Ao incentivar o empreendedorismo social, não queremos isentar o Governo de suas obrigações com o povo e nem com o país. Continuamos querendo que a corrupção acabe, que o dinheiro dos impostos receba o direcionamento correto, seja para investimentos em saúde, educação, estradas, enfim. Os gestores têm responsabilidade de fazer o país continuar a se desenvolver, estudando e implantando as melhores formas de atingir tal objetivo. Isso é inegável e indiscutível.

Contudo, todos nós temos responsabilidade com o bem comum. Cada um, da sua maneira, pode e deve contribuir para o desenvolvimento do país em todos os aspectos. Uma vez reconhecido, o empreendedor social é capaz de inspirar cada vez mais representantes a se engajarem em torno de uma causa comum: uma sociedade com oportunidades iguais para todos.

Deixe um comentário