Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Em defesa da paridade representativa

A decisão do Ministério da Educação de excluir representantes de universidades e sindicatos da lista dos que indicam membros para o Conselho Nacional de Educação fragiliza o caráter representativo do CNE. A iniciativa de se pretender formar um Conselho composto exclusivamente por pesquisadores e estudiosos do setor, a priori, pode indicar uma intenção de que os membros tenham uma visão mais holística da Educação, evitando que interesses corporativos interfiram nas decisões. No entanto, é difícil imaginar uma composição totalmente neutra, sem vinculações com instituições, sejam públicas ou privadas, mesmo porque a plena neutralidade é epistemologicamente impossível. Utópica, em se tratando de política. A arbitrariedade da medida do governo em expurgar a paridade representativa do órgão colegiado, indicando membros que lhe forem convenientes para o exercício de funções normativas e deliberativas, é um desrespeito à democracia.

Uma Resposta para “Em defesa da paridade representativa”

  • Ricardo Andrade:

    Concordo plenamente. O CNE deve ter um caráter plural, sem discriminar nenhum dos segmentos da educação, particularmente do ensino superior.Como falar em neutralidade diante dos vários casos de aparelhamento e partidarização de conselhos e instituições?
    Como discutir o “público versus o “privado”, quando o patrimonialismo e o fisiologismo continuam apitando no estado brasileiro?

Deixe um comentário