Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Educação reprovada

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, divulgado esta semana pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), confirmou o que já sabíamos: o ensino básico brasileiro está entre os piores do mundo. A pesquisa mostrou que estamos “reprovados” em matemática, ciência e leitura. Entre as conclusões do estudo está a de que o Brasil é o país que registra a maior desigualdade entre a rede pública e a privada. No entanto, apesar dos estudantes de escolas públicas terem o desempenho pior, os matriculados na rede particular também não obtiveram boas notas nas disciplinas avaliadas. Entre as causas para o vergonhoso resultado podemos identificar a falta de professores em ciências e matemática, principalmente no ensino médio. Com base na baixa demanda por cursos de licenciatura nas áreas, as previsões não são das melhores. Na relação de concorrência divulgada este ano pela Comissão de Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, os cursos de matemática, química, física e ciências biológicas foram os menos procurados. Enquanto não houver um programa de incentivo à docência continuaremos com estes índices pífios em educação.

2 Respostas para “Educação reprovada”

  • É preciso avançar no sentido de se construir (pois não há ainda) um PROJETO DE EDUCAÇÃO!
    Abraços
    Prof. Nardella-Dellova

  • O Brasil é rico em recursos naturais e econômico, do qual poderia oferecer uma ótima qualidade de vida para sua população. Mas não é o que se ver, começando pela educação, que realmente não se tem um projeto de educação bem estruturado, que possa acompanhar toda a formação educacional das pessoas, cientes de que todas as crianças e adolescentes hoje, serão os profissionais de amanhã.
    O futuro se faz hoje, para cada ano alcançar índices de melhoria, de crescimento e de progresso na educação, e consequentemente na qualidade de vida dos brasileiros.

Deixe um comentário