Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Distante das melhores

Nenhuma instituição de ensino superior brasileira está no ranking das 200 melhores universidades mundiais. Este foi o resultado do Ranking Mundial de Universidades 2013-2014, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Não menos surpreendente, dos 30 primeiros lugares, 22 são de universidades americanas.

A Universidade de São Paulo (USP), que em 2012 era a única brasileira a figurar a lista das 200 melhores, na 158º posição, agora está no grupo de universidades entre o lugar 226º e 250º. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também perdeu posições e passou de 251º a 275º para 301º a 350º. E não acaba por ai – no ranking das 200 melhores, não há nenhuma instituição de país da América Latina.

Ampliando o quadro de analise, ocupam o primeiro lugar os Estados Unidos, com 77 universidades, seguidos de Reino Unido, com 31, e Holanda, com 12. Diante dos resultados, cabe questionar: por que as universidades americanas são tão boas e por que não conseguimos manter o Brasil na lista de referência em educação?

A primeira resposta, sem dúvidas, está no baixo nível da educação geral no Brasil. É preciso elevar o nível da educação básica no país. No ranking da Times Higher Education são avaliados desempenho dos alunos e produção acadêmica em engenharia e tecnologia, artes e humanidades, saúde, física e ciências da vida e sociais, diante de tais avaliações não podemos apenas massificar a educação, temos que manter qualidade. O desempenho das instituições brasileiras no ranking aponta para necessidade de aprimoramento da infraestrutura de pesquisa e internacionalização.

Focando em outro aspecto, no Brasil, o objetivo da grande maioria dos estudantes do ensino médio é conquistar uma vaga em uma universidade pública, que tem as instituições mais renomadas do Brasil e que tem o ensino custeado pelo estado, pelo governo brasileiro, e o estudante não precisa pagar pelos seus estudos. Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos as universidades mais renomadas e de reputação internacional são particulares – Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard, Stanford, Yale, Princeton, tantas outras.

Já as universidades públicas dos Estados Unidos são pagas. E a grande maioria delas é estadual. Uma curiosidade nas universidades americanas é que, além de serem pagas, elas cobram valores mais altos de estudantes de outros estados americanos. Isto porque seguem a premissa de que os estudantes do mesmo estado que a universidade contribuem com o subsídio da instituição ao pagar os impostos, enquanto os estudantes de fora do estado contribuem com seu próprio estado. Diferente do Brasil, onde o estudante pode se candidatar a vagas em qualquer estado da federação.

Para concluir, caro leitor, é pelo fato das instituições americanas, tanto públicas quanto particulares, serem pagas, que nos Estados Unidos as famílias abrem poupanças desde muito cedo para economizar o dinheiro para a educação de seus filhos. E são esses exemplos que nos fazem ter a certeza que a educação no Brasil precisa mudar, urgentemente.

Uma Resposta para “Distante das melhores”

  • Neemias Queiroga:

    Apesar de tudo, a culpa sobre o nível da educação do nosso país só recai sobre o estado. Temos que analisar vários fatores, como a péssima remuneração dos docentes, alunos desmotivados e outras variáveis que aumentam a disparidade educacional do nosso país. É preciso uma total reformulação educacional, que atenda a necessidade dos nossos alunos, desde a creche ao ensino superior.

Deixe um comentário