Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

DISCURSO 35 ANOS DA ABMES E PRÊMIO ABMES DE JORNALISMO

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

NESTE MOMENTO, TOMADO DE ESPECIAL EMOÇÃO DIANTE DA GRANDEZA DESTE EVENTO E, SOBRETUDO, EM FACE À RESPONSABILIDADE E AO DESAFIO DE CONDUZIR OS DESTINOS DA ABMES PELOS PRÓXIMOS ANOS, QUERO DIRIGIR AOS PRESENTES ALGUMAS BREVES PALAVRAS.

AO LONGO DESSES 35 ANOS, FORAM TANTAS AS CONQUISTAS QUE MARCARAM A TRAJETÓRIA DA ABMES E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA QUE, PARA MIM, E ACREDITO QUE PARA MUITOS AQUI PRESENTES, É DIFÍCIL NÃO SE EMOCIONAR!

A COMEÇAR PELA HISTÓRIA DE LUTA E DE OUSADIA DAQUELES QUE FUNDARAM A ABMES. A HISTÓRIA DOS FUNDADORES DA ABMES, E DA PRÓPRIA ABMES, FOI MARCADA POR MUITA LUTA, DETERMINAÇÃO, PERSEVERANÇA E OBSTINAÇÃO. POIS FOI GRAÇAS AO ESFORÇO DE UM GRUPO DE MANTENEDORES VISIONÁRIOS QUE, EM 1982, FOI CRIADA UMA ASSOCIAÇÃO PARA REPRESENTAR NACIONALMENTE O ENSINO SUPERIOR PARTICULAR BRASILEIRO E LUTAR PELO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR DE NOSSO PAÍS, E PELOS LEGÍTIMOS DIREITOS E INTERESSES DOS MANTENEDORES DESSE SETOR, DIREITOS ESSES QUE, 6 ANOS DEPOIS, COM A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, FORAM GARANTIDOS NAQUELA CARTA.

NESSE CONTEXTO, SENHORAS E SENHORES, NÃO PODERIA DEIXAR DE REMEMORAR AQUI, OS NOMES DE ELECTRO BONINI, QUE EM AGOSTO DE 1982, PRESIDIU A ASSEMBLEIA ORDINÁRIA QUE CONSTITUIU A ABMES, E DE VERA GISSONI QUE, DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ABMES, TRABALHOU ARDUAMENTE VIAJANDO POR ESTE BRASIL CONTINENTAL, NA BUSCA DE MANTENEDORES DISPOSTOS A CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO QUE REPRESENTASSE, DE FORMA SÉRIA, COMBATIVA E INOVADORA, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARTICULARES DE NOSSO PAÍS.

NESSA PERSPECTIVA, É QUESTÃO DE JUSTIÇA HOMENAGEAR TAMBÉM, NESTA HISTÓRIA DE LUTA E DE OBSTINAÇÃO, O NOME DE TRÊS GRANDES PERSONAGENS: A COMEÇAR POR CÂNDIDO MENDES, O PRIMEIRO PRESIDENTE DA ABMES, QUE CONDUZIU OS DESTINOS DE NOSSA INSTITUIÇÃO POR DEZ ANOS, DE 1982 A 1992. CÂNDIDO MENDES FOI O RESPONSÁVEL POR DEFENDER O DIREITO À LIVRE INICIATIVA DO SETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR, NUM PERÍODO DE GRANDE ENFERVECÊNCIA POLÍTICA QUE FOI A TRANSIÇÃO DA DITADURA PARA O REGIME DEMOCRÁTICO. NAQUELE TEMPO ELE JÁ DEFENDIA QUE A ASSOCIAÇÃO DEVERIA SER UM GRANDE FÓRUM DE DISCUSSÃO, DIÁLOGO E DEBATE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PARA TRADUZIR SUAS ASPIRAÇÕES E ANSEIOS EM PROPOSIÇÕES QUE DEVERIAM SER CONDUZIDAS AO GOVERNO. ESSAS ASPIRAÇÕES VEM SENDO CONDUZIDAS POR TODOS OS SEUS SUCESSORES.

EM SEGUIDA VEIO O ILUSTRE PROFESSOR ÉDSON FRANCO QUE PRESIDIU A NOSSA INSTITUIÇÃO POR 12 ANOS. DE 1992 A 2004. FRANCO FOI RESPONSÁVEL POR UMA GESTÃO MARCADA PELAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS E TEMAS EDUCACIONAIS, ATUANDO ATIVAMENTE JUNTO A REITORES E MANTENEDORES DE TODO BRASIL. EM SUA GESTÃO A ASSOCIAÇÃO CRESCEU, AUMENTOU O NÚMERO DE ASSOCIADOS, CONQUISTOU ESPAÇOS PERANTE O GOVERNO FEDERAL E GANHOU RESPEITABILIDADE NA COMUNIDADE ACADÊMICA.

DEPOIS VEIO O MESTRE DE TODOS NÓS O PROFESSOR GABRIEL MARIO RODRIGUES, QUE CONDUZIU A ASSOCIAÇÃO DE 2004 A 2016. FORAM DOZE ANOS CONSOLIDANDO OS ESPAÇOS DE INTERLOCUÇÃO E CONCILIAÇÃO COM OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS. SEMPRE ANTENADO NAS NOVIDADES E À FRENTE DE SEU TEMPO, GABRIEL COLOCOU A ABMES NOS TRILHOS DA INOVAÇÃO E PROVOCOU AS INSTITUIÇÕES A REFLETIR E ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ERA TECNOLÓGICA. COM ELE A ABMES DEU UM NOTÁVEL SALTO NA DIREÇÃO A UMA ATUAÇÃO POLÍTICA MAIS FORTE E CONSISTENTE, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DO FÓRUM DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR, POIS, JUNTO COMIGO E MAIS 3 COMPANHEIROS HERMES FIGUEIREDO DO SEMESP, PAULO CARDIN DA ANACEU E HABIB CURY DA ANUP, FOI UM DOS FUNDADORES, E SEU PRIMEIRO PRESIDENTE. EM 2005, SOB A INICIATIVA E A CRIATIVIDADE DE GABRIEL, A ABMES ENCABEÇOU UM PRECIOSO PROJETO NACIONAL JUNTO ÀS IES PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR NO ÂMBITO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. CAMPANHA ESTA QUE VAI PARA SUA DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO NESTE ANO. E EM 2016, GABRIEL ADQUIRIU A SEDE PRÓPRIA DA ABMES, COM UMA ESTRUTURA MODERNA E SITUADA NUMA LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA, TIVE A HONRA DE INAUGURÁ-LA EM 6 DE DEZEMBRO DE 2016.

MINHAS SENHORAS E MEU SENHORES,

ANTECEDIDO POR FIGURAS TÃO BRILHANTES E EXPONENCIAIS, DESDE MINHA POSSE, EM MAIO DE 2016, SINTO-ME MUITO GRATO E HONRADO POR TER ASSUMIDO A GESTÃO DA MAIOR ASSOCIAÇÃO QUE REPRESENTA O ENSINO SUPERIOR PARTICULAR BRASILEIRO, QUE NESTE MÊS COMPLETA 35 ANOS DE EXISTÊNCIA, E TER RECEBIDO, DESSE GRANDE LEGADO, A INCUBÊNCIA DE DAR CONTINUIDADE AO VALOROSO TRABALHO DE PESSOAS TÃO ILUSTRADAS, COMPETENTES E RENOMADAS .

MUITA COISA FOI JÁ FOI FEITA E MUITO MAIS AINDA ESTÁ POR FAZER.

AO LONGO DE TRÊS DÉCADAS E MEIA DE EXISTÊNCIA, A ABMES VEM BUSCANDO, COM PIONEIRISMO, OUSADIA, CORAGEM, DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO, ATUAR JUNTO AOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS NA DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR E DE SEUS ASSOCIADOS, MARCANDO PRESENÇA NO CENÁRIO NACIONAL E CONTRIBUINDO NAS DISCUSSÕES DE TEMAS QUE IMPACTAM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA.

FOI GRAÇAS AO NOTÁVEL TRABALHO REALIZADO NA ÁREA ACADÊMICA, COM A REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E ADMINISTRATIVO DAS IES, REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO E SEMINARIOS MENSAIS, CONSULTORIA JURÍDICA EDUCACIONAL PARA SEUS ASSOCIADOS, OFERECIMENTO DE PRÊMIOS COMO O MILTON SANTOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, O TOP EDUCACIONAL PROFESSOR MÁRIO PALMÉRIO, O CONCURSO SILVIO TENDLER DE VÍDEOS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS IES, E HOJE, DEVIDO AO SEU FORTE TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO POLÍTICO E JURÍDICO, A ABMES VEM OCUPANDO UM PAPEL DE DESTAQUE DENTRO DO CONJUNTO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR.

ADEMAIS, AUSPICIOSO REGISTRAR QUE, DENTRO DAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS OUSADAS, CORAJOSAS E INOVADORAS, A ABMES TEM EXERCIDO UM IMPORTANTE PAPEL PERANTE A IMPRENSA NACIONAL COMO PORTA VOZ E FONTE DE INFORMAÇÃO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, TEM REALIZADO ATUAÇÃO PROATIVA CONTRIBUINDO COM SUGESTÕES LEGISLATIVAS PARA O APRIMORAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO NAS ESFERAS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO, CRIOU O PROJETO ABMES INTERNACIONAL QUE, EM SETEMBRO DESTE ANO LEVARÁ SUA PRIMEIRA DELEGAÇÃO INERNACIONAL PARA A RUSSIA – A RÚSSIA EXPERIENCE, A FIM DE DESENVOLVER PARCERIAS COM UNVERSIDADES DE REFERÊNCIAS RUSSAS E TROCAR EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E IDEALIZOU O PRÊMIO ABMES DE JORNALISMO, CRIADO COM O OBJETIVO DE RECONHECER TRABALHOS JORNALÍSTICOS DE EXCELÊNCIA E QUE TENHAM A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO TEMA CENTRAL, ALÉM DE INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DA COBERTURA DA IMPRENSA SOBRE O SETOR.

COM EFEITO, SENHORAS E SENHORES, PODEMOS DIZER, PORTANTO, QUE ESTAMOS AQUI REUNIDOS PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE 35 ANOS DE UMA INSTITUIÇÃO QUE CONSIDERAMOS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA.

HÁ MUITO O QUE SE COMEMORAR PELAS REALIZAÇÕES DA ABMES NO DECORRER DE TRÊS DÉCADAS E MEIA. PARTE DAS CONQUISTAS ESTÃO REGISTRADAS NO MEMORIAL COMEMORATIVO DE 35 ANOS QUE VOCÊS RECEBERAM, MAS ESSA É UMA NARRATIVA QUE NÃO SE CONTA EM POUCAS PÁGINAS.

A PRESENTE PUBLICAÇÃO FOI COMPOSTA POR MUITAS MÃOS. A COMEÇAR PELAS MÃOS DOS FUNDADORES QUE DERAM INÍCIO A TODA ESSA HISTÓRIA. PASSANDO PELOS ESFORÇOS DE SEUS DIRIGENTES, QUE GUIAM A ABMES A AGIR COM PERSPICÁCIA EM CADA MOMENTO NAS FRENTES NECESSÁRIAS, DE ACORDO COM AS PREMÊNCIAS DO SETOR E DO PAÍS. SEM CONTAR COM O TRABALHO DE TODOS OS COLABORADORES, PARCEIROS, CONSULTORES, ESTUDIOSOS E PROFISSIONAIS QUE CONTRIBUÍRAM DE DIVERSAS MANEIRAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE NOSSA ENTIDADE.

PARA ESTE MEMORIAL, CONTAMOS TAMBÉM COM A VISÃO APURADA DO PROFESSOR ARNALDO NISKIER, ESPECIALISTA NO CAMPO EDUCACIONAL, EM UM PRIMOROSO REGISTRO DO PARALELO ENTRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA ABMES NESSES 35 ANOS E A PRÓPRIA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL.

MUITOS FORAM AINDA OS QUE NOS ENVIARAM DEPOIMENTOS FRANCOS E APRAZÍVEIS, RESGATANDO AS PRINCIPAIS MEMÓRIAS DE NOSSA ASSOCIAÇÃO, SOB DIVERSOS PONTOS DE VISTA DE UMA MESMA HISTÓRIA CHEIA DE NUANCES.

POR FIM, NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR TODA A EQUIPE TÉCNICA DA ABMES, QUE NÃO SÓ ATUA DIARIAMENTE NA CONCRETIZAÇÃO DOS PROJETOS E NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS DA ASSOCIAÇÃO, COMO FIZERAM UM PRIMOROSO RESGATE HISTÓRICO DOS DADOS AQUI REGISTRADOS.

ACIMA DE TUDO, A ABMES É FEITA DE GENTE. PESSOAS VISIONÁRIAS, COMPROMETIDAS E ATUANTES. PESSOAS QUE LUTAM POR UM BEM MAIOR, PELO ATO DE CONSTRUIR JUNTOS, POR UM TRABALHO BEM FEITO E QUE TRAZ RESULTADOS COLETIVOS – PARA SEUS ASSOCIADOS, PARA O SETOR EDUCACIONAL BRASILEIRO E PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

FINALIZANDO, CAROS AMIGOS.

NO MEU DISCURSO DE POSSE NA PRESIDÊNCIA DA ABMES, EM MAIO DE 2016, ENFATIZEI QUE A ABMES ESCREVEU E ESCREVERÁ HISTÓRIAS, E HOJE ESTAMOS AQUI RENOVANDO OS COMPROMISSOS COM OS OBJETIVOS DESTA IMPORTANTE ASSOCIAÇÃO NA LUTA PELOS DIREITOS E INTERESSES DE NOSSOS ASSOCIADOS E NA DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR. E, NESSA LINHA DE RACIOCÍNIO, COMO ASSEVERADO EM PARÁGRAFO ANTERIOR, COMO PARTE DAS COMEMORAÇÕES DE UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS DE 35 ANOS, FAREMOS, NESTA NOITE DE FESTA, A ENTREGA, DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ABMES DE JORNALISMO!

E PARA TANTO, TIVEMOS A HONRA DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TRÊS RENOMADAS PERSONALIDADES DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS COMO MEMBROS EXCLUSIVOS DA COMISSÃO JULGADORA, PARA SELECIONAR OS PREMIADOS DAS 8 CATEGORIAS QUE FAZEM PARTE DO PRÊMIO: OS ILUSTRES IMORTAIS ARNALDO NISKIER, MARCOS VINICIOS RODRIGUES VILAÇA E MERVAL PEREIRA, TODOS AQUI PRESENTES, CUJOS MÉRITOS SÃO RECONHECIDOS EM VIRTUDE DA VASTA EXPERIÊNCIA, COMPETÊNCIA E ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS NO CAMPO LITERÁRIO, JORNALÍSTICO E EDUCACIONAL. NOSSOS SINCEROS AGRADECIENTOS AOS ILUSTRES PROFESSORES.

AGRADEÇO, TAMBÉM, A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS OS 233 JORNALISTAS DO BRASIL INTEIRO, QUE PARTICIPARAM DO PRÊMIO E PARABENIZO OS 8 VENCEDORES AGRACIADOS, APROVEITANDO A OCASIÃO PARA REGISTRAR O PAPEL FUNDAMENTAL QUE ESSES PROFISSIONAIS TEM EXERCIDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E NO DESENVOLVIMENTO DE NOSSO PAÍS

ENCERRO AQUI MINHAS PALAVRAS AGRADECENDO, INICIALMENTE, À CONTRIBUIÇÃO DE TODOS AQUELES QUE AO LONGO DESSES 35 ANOS CONTRIBUIRAM SOBREMANEIRA PARA O APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR BRASILEIRA E PARA O CRESCIMENTO DA ABMES, E EM ESPECIAL A TODOS OS GESTORES DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CONSELHEIROS DO CNE, QUE, DURANTE ESSES LONGOS ANOS TEM PROPORCIONANDO UM AMPLO E PROFÍCULO DIÁLOGO COM O NOSSO SETOR.

AGRADEÇO, OUTROSSIM, A TODOS OS ASSOCIADOS DA ABMES QUE, AO CONFIAREM EM NOSSA REPRESENTATIVIDADE, CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DA NOSSA ENTIDADE E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA.

AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS PRIMEIROS PRESIDENTES DA ABMES, CANDIDO MENDES, EDSON FRANCO E GABRIEL MARIO RODRIGUES, BEM COMO A TODOS OS COLABORADORES PRETÉRITOS E ATUAIS DA NOSSA INSTITUIÇÃO QUE FAÇO QUESTÃO DE NOMINAR A TODOS: NOMINAR ANA MARIA FARIA, CECÍLIA HORTA, CELSO FRAUCHES, SOLON CALDAS, LIDYANE LIMA, SABRINA MORAES, BRUNO COIMBRA, ARLETE GONÇALVES, SIMONE SILVA, ANA FLÁVIA FLORES, SHEILA SOUZA, WELLINGTON BOTELHO, DEBORA DE JESUS, GHERALD GEORGE, DAIANA ARAUJO, ROBSON PEREIRA, JONATHAN ALVES, RENATA SILVA, LEANDRO RODRIGUES, THAMIRES OLIVEIRA, INÁCIO MEDEIROS, VALDEMAR OTANI, JOSE ROBERTO COVAC, GUSTAVO FAGUNDES, SINARA MACHADO E BERNARDO BRANDÃO.EQUIPE GUERREIRA QUE SEM ELA NADA PODERIA SER FEITO.

AGRADEÇO TAMBÉM AOS ACADÊMICOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, ARNALDO NISKIER, MARCOS VINICIOS RODRIGUES VILAÇA E MERVAL PEREIRA POR ACEITAREM PARTICIPAR DA COMISSÃO JULGADORA DO PRÊMIO ABMES DE JORNALISMO, E TAMBÉM A TODOS OS JORNALISTAS QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO REFERIDO PRÊMIO.

POR FIM, AGRADEÇO A TODOS QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, ATUAM POR UM BEM MAIOR NO ANSEIO PELA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA, MAIS IGUALITÁRIA E MAIS BEM FORMADA..

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS AO JANTAR EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DA ABMES E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Deixe um comentário