Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Diferentes realidades, distintas ações

Com realidades econômicas e sociais distintas, o governo do Brasil e dos Estados Unidos convergem em um ponto: a necessidade de reformas no Estado para se conseguir romper com a ordem vigente. Para realizá-las, nossa presidente Dilma Rousseff inicia seu mandato com a maior base de apoio no Congresso Nacional desde a volta das eleições diretas em 1989. Já o presidente norte-americano Barack Obama terá que negociar bastante com a oposição para conseguir aprovar projetos, após a derrota dos democratas nas últimas eleições legislativas.

O exemplo de iniciativa bem sucedida vem do outro lado do Atlântico. David Cameron, primeiro ministro inglês, iniciou a reforma fundamentada em três pilares básicos: aumentar o capital social, reduzir custos e retomar o crescimento econômico. Cameron está diante de desafios, pois o estágio atual da sociedade inglesa exige ruptura.

Cameron, através de eleições, as quais irão permitir a escolha de chefes de polícia, deseja dividir responsabilidades com a sociedade. Neste caso, não são apenas as instituições do estado responsáveis pelo bem estar dos indivíduos. Cada um tem sua parcela de responsabilidade.

O político britânico pretende fazer com que a gestão de escolas públicas seja realizada pelos pais dos alunos e membros da comunidade. Com isto, Cameron espera tornar mais eficiente o ensino público no Reino Unido, através do engajamento da sociedade.

A eleição de chefes de polícia e a gestão de escolas por parte de atores não-estatais poderão fortalecer o capital social da sociedade inglesa. Neste caso, os indivíduos serão sujeitos principais da transformação do estado inglês. Com isto, os laços de confiança entre os ingleses poderão ser fortalecidos, já que eles são co-responsáveis, além do estado, pelo bem estar da sociedade.

O corte de gastos públicos é outro objetivo de David Cameron. Com isto, ele pretende preparar a Inglaterra para o futuro, diante da diminuição da população jovem e o aumento de pessoas idosas.

Não é novidade que boa parte dos recursos públicos é direcionada para aposentadorias e saúde. Portanto, é necessário economizar, pois o estado não apenas deve custear, mas também investir. O investimento, caso seja realizado em educação, saúde, segurança pública e infraestrutura condicionam o crescimento econômico e o bem estar da sociedade.

A sociedade brasileira está relativamente distante do desenvolvimento social e econômico da sociedade inglesa, o que tornam as reformas ainda mais urgentes, que, com a atual composição da bancada parlamentar governista, dependerão da vontade da nova presidente em realizar velhas demandas.

Uma Resposta para “Diferentes realidades, distintas ações”

  • muito obrigado seu texto me ajudou bastante na materia de sociologia sou grata pois foi dificio encontraum texto adequado, com conteudo que eu podesse apreciar melhor um beijo e tchau,tchau.

Deixe um comentário