Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Desvelo

Aos 25 anos de sonhos e inquietude inspirei-me a escrever uma coletânea de poemas intitulada Desvelo, que em suas estrofes revelam as angústias e aspirações próprias da juventude, com reflexões sobre futuro profissional, a descoberta do amor e do desejo, laços familiares e questões sociais.

O ano era 1989 e aspirações e angústias também marcavam o cenário político brasileiro, delimitando o começo de uma nova era, com o maior marco do processo de redemocratização do País: a realização da primeira eleição direta para presidente do Brasil desde a instalação do Regime Militar. E eu, que nasci no ano do Golpe, conquistava o direito de finalmente experimentar o exercício da cidadania através do voto.

Outras conquistas eu já havia alcançado naquele ano. A maior delas e a de que mais me orgulhara era o diploma de bacharel em Direito. O título do Ensino Superior contrariava as expectativas para um menino vindo de uma família humilde, de uma pequena cidade estagnada pela inoperância do governo no Nordeste e pelo oportunismo de grupos políticos regionais que lucravam com a ignorância da população, que, sem escolaridade, mantinha-se mais facilmente manobrada e alheia aos desvios de recursos que movimentavam a “indústria da seca”.

Ter um diploma de graduação era privilégio dos “filhos dos coronéis”. Em 1989 o Brasil contava com pouco mais de 465 mil vagas no Ensino Superior, distribuídas em 902 estabelecimentos de ensino, entre faculdades e universidades. Felizmente duas décadas depois o cenário é outro: são cerca de 3 milhões de vagas distribuídas em 2.252 instituições.

Em um dos trechos do poema “Meus Vinte e Cinco Anos”, escrito no dia do meu aniversário e sob influência do existencialismo pessoniano questionava: “Coloco em dúvida se tudo o que passou valeu a pena, estudar, labutar, fome passar, no afã de cumprir a minha pena”. Hoje não titubeio na resposta. Valeu.

Toda dedicação, zelo, desvelo pelos estudos e as incontáveis horas de trabalho proporcionaram-me a conquista de que hoje mais me orgulho: a de fundar um grupo educacional propulsor de sonhos para milhares de jovens estudantes. E é por eles e para eles que 21 anos depois resolvi lançar uma segunda edição do livro Desvelo. O tempo não apaga nossos ideais.

Deixe um comentário