Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Custo Brasil

Um Honda City custa no Brasil cerca de R$ 53.000. No México, este mesmo veículo é vendido por R$ 26.000. Por que tanta diferença, já que o Honda City é fabricado em São Paulo? Simples: o custo Brasil encarece os produtos brasileiros. O custo Brasil é composto pelas seguintes variáveis principais: carência de infraestrutura adequada para escoamento da produção e alta carga tributária.

Caso a Transnordestina já estivesse pronta, o escoamento da produção de Pernambuco sofreria processo de barateamento. O mesmo ocorreria se as rodovias de Pernambuco, em particular as que ligam Pernambuco à Paraíba e a Alagoas, já estivessem duplicadas e em bom estado. O Brasil carece de estradas adequadas e ferrovias. Eis a razão do aumento do custo Brasil.

Os aeroportos brasileiros, mesmo diante do aumento dos usuários de aviões comerciais, não sofreram necessário processo de expansão. Os principais aeroportos de São Paulo – Viracopos, Guarulhos e Congonhas –, além dos de Brasília e Belo horizonte, já estão com o terminal de passageiros, o estacionamento de aviões e a pista de pouso e decolagem saturados. As empresas aéreas mostram interesse em investir, por conta da expectativa do aumento da demanda, mas a Infraero, empresa estatal que cuida dos aeroportos, não apresenta proposta concreta de melhoria dos aeroportos brasileiros.

Aviões trazem e levam turistas. Se eles estão funcionando precariamente, certamente, o número de turistas diminuirá – em particular o percentual de turistas estrangeiros. Por consequência, o Brasil perderá receita advinda dos tributos. O custo Brasil não afeta apenas a produção e o lucro das empresas. Afeta, também, o turismo e a arrecadação de tributos.

A alta carga tributária imposta pelo estado ao setor produtivo e o custo Brasil inibem o espírito animal do setor produtivo. O empresário tem a intenção de investir. Contudo, ele tem receio, pois a alta carga tributária pode limitar o lucro e impedir o crescimento do setor produtivo. A ausência de investimento do empresariado afeta o crescimento econômico do país e também a geração de empregos.

Existe uma lógica perversa no Brasil: os empresários não investem tanto em razão da alta carga tributária imposta pelo estado. Consequentemente, o estado perde na arrecadação de tributos. Portanto, é conveniente a diminuição da carga tributária brasileira para que o espírito animal do setor produtivo seja exacerbado e o estado passe a arrecadar mais tributos.

O estado brasileiro não pode ignorar o setor produtivo. Este possibilita a conquista de recursos por parte do estado. Do mesmo modo, o poder estatal deve procurar parcerias com a iniciativa privada para captar recursos, os quais serão investidos na infraestrutura de rodovias, ferrovias e portos. A privatização da Infraero não deve ser descartada, caso o estado não tenha condições de realizar investimento no setor aeroportuário. O custo Brasil precisa diminuir.

Uma Resposta para “Custo Brasil”

Deixe um comentário