Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Conquistas e desafios

O governador Eduardo Campos findou o seu primeiro mandato como o mais bem avaliado do país de acordo com pesquisa do Datafolha. Esse resultado já havia sido comprovado pelos pernambucanos nas urnas, que registraram 82,84% de votos para a reeleição do pessebista, maior percentual registrado no País. O alto índice é fruto de diversas ações meritórias durante o primeiro mandato do governador.

Logo no início do primeiro governo, Eduardo Campos instituiu metas ao seu secretariado, adotando um modelo de gestão eficiente e eficaz, com corte de gastos desnecessários.

A secretaria da Fazenda bateu recordes em arrecadação de impostos, na contramão da crise financeira internacional. O crescimento da economia brasileira alavancou o desenvolvimento no Estado. A gestão de Eduardo Campos, com o apoio do presidente Lula, atraiu investimentos para Pernambuco, e o exemplo mais recente é o anuncio da instalação da fábrica da Fiat em Suape, com a expectativa de gerar 3,5 mil empregos diretos.

Na área da segurança pública, o com o Pacto dela Vida, de 2006 a 2010 o número de homicídios caiu 26,37 no Estado. Na Região Metropolitana do Recife, a redução de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) chegou a 32,66%. Os bons resultados são frutos de uma série de ações que incluem reforço do efetivo policial Civil e Militar e aumento salarial para a categoria.

A construção de três hospitais, totalizando cerca de 500 novos leitos, e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) mostram o empenho do governador na área da Saúde.

Entretanto, o novo governo de Eduardo Campos não pode perder de vista os desafios existentes. O primeiro deles é o de manter a cobrança junto aos secretários e o monitoramento da suas respectivas ações. A economicidade deve continuar fazendo parte da gestão. Deve-se buscar cotidianamente o aumento da capacidade de investimento estatal. As meritórias ações nas áreas da segurança e saúde devem permanecer. Contudo, esta permanência não impede a inovação, caso necessária.

Não se deve perder de vista as áreas de educação e infraestrutura. Ambas estão correlacionadas. Pernambuco precisa de mais profissionais qualificados para aproveitar as oportunidades advindas desse crescimento econômico. Maior crescimento econômico, maior receita. Por consequência, mais investimentos.

Com a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco, investimentos em transporte público serão indispensáveis. Recife precisa aumentar a sua capacidade hoteleira para atender a demanda de turistas admiradores de futebol. Para isso o time do governo de Pernambuco precisa estar bem entrosado, com a meta de conquistar o almejado título de estado desenvolvido econômica e socialmente. Para isso, temos um bom técnico. Boa sorte ao governador Eduardo Campos.

2 Respostas para “Conquistas e desafios”

  • ALEXANDRE COSTA:

    Presidente Janguiê Diniz,
    Fico feliz. É pertinente essa sua análise e o reconhecimento ao governo Eduardo Campos.

    Por sinal, acho o melhor conjunto governamental que Pernambuco já viu. Um misto de inteligência e eficiência, funcionando política e gestão, que não conseguem se dissociar no setor público.

    Esta semana, Sebastião Nery fez bons comentários sobre os políticos pernambucanos e sobre Eduardo.

    Um abraço,
    Alexandre Costa
    Presidente D.A. Tobias Barret

  • Marcos Correia:

    Dr.Janguier é um espírito superior que vive em nosso símples meio e veio para nos orientar no caminho do sucesso pessoal e profissional, tento seguir o seu exemplo sempre.

Deixe um comentário