Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Como evitar que se instale um estado de barbárie hobbesiano?

O ato de violência já é incondizente com uma vida numa sociedade controlada pelo estado, que deveria garantir a segurança de sua população. Quando essa criminalidade se volta contra justamente os agentes responsáveis por preservar a ordem e garantir a justiça, se expõe um estado de barbárie hobbesiano. É o que revelou o assassinato de uma juíza no Rio de Janeiro, executada com 21 tiros. A magistrada tinha em sua lista de condenações bicheiros, membros de milícias e agiotas, a maioria policiais. No mesmo dia do crime, ela havia decretado a prisão de oito policiais militares. Como evitar esses crimes? Uns defendem a implementação do juiz sem rosto, onde as partes não sabem quem julga e a Corregedoria conduz o processo para garantir sua licitude, mas reduziria o direito de defesa. Outros apresentam como solução a utilização de três juízes em processos manifestamente arriscados. Mas são medidas que requerem uma mudança de cultura jurídica. A melhor alternativa é a punição exemplar, com a apuração, identificação e condenação dos assassinos.

2 Respostas para “Como evitar que se instale um estado de barbárie hobbesiano?”

  • É exatamente isso o que falta: punição. Quantos não são aqueles que cometem crimes e em pouco tempo já estão de volta as ruas? A polícia prende alguém e já sabe que na mesma semana poderá ver o mesmo em liberdade e cometendo os mesmos crimes ou até piores, com esses grupos de “direitos humanos” que defendem bandidos e permitem que situações assim ocorram e leis no mínimo estúpidas fica difícil acreditar numa justiça plena neste país. Os bandidos cometem crimes no Brasil com a certeza da impunidade, os nossos políticos, que deveriam representar os interesses da população são a maior prova disso, e é deles que vem o maior exemplo de impunidade, cometem crimes na frente de todos e saem impunes de todos, um país controlado por bandidos só pode gerar uma situação favorável para crimes.

  • Claudia Barbosa:

    Prezado Janguiê,

    Infelizmente a situação que vivemos no país é reflexo de nossa própria consciência.Morei vários anos em outros países e quando voltei fiquei extremamente chocada com a maneira de pensar e agir das pessoas aqui no Brasil.A única ferramenta que faz com que os danos não sejam maiores é a justiça.Aqui no nosso amado país ainda não há o sentimento de unificação e respeito ao próximo. Vivemos uma realidade imediatista e vazia, onde algumas garrafas de bebida, ou um novo carro, ou o poder, são mais importantes que vidas.Porém para que? Antes fosse por algum ideal, mas nem sequer ideal existe mais.Trabalhar, lutar, ter medo, e morrer.É isso o nosso tão almejado sucesso.
    Temos que mudar!

Deixe um comentário