Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Ciência sem fronteiras

O que é ciência? A resposta para esta indagação é encontrada na própria atividade científica e só através dela é possível respondê-la. Ciência não é senso comum. Ciência significa argumentação lógica, relações de causalidade, hipóteses falseadas. Enfim, a ciência desmistifica a realidade e sugere novas tecnologias.

A atividade científica está atrelada à educação e a formação do cientista ocorre desde o ensino básico. São os ensinamentos iniciais transmitidos pelo professor que possibilitarão que o aluno adquira o interesse pela ciência. No caso, o educador tem condições de incentivar o aluno para indagar a realidade, propor novos ensinamentos, produtos e interpretações de fenômenos físicos e sociais.

Não é possível pensar na formação de cientistas desconsiderando as variadas etapas da educação. O Brasil tem, atualmente, cerca de 5,9 milhões de alunos no ensino superior e, talvez, muitos cientistas tenham desabrochado por completo durante essa fase dos estudos. É nesta etapa que as carreiras são definidas em virtude da vocação profissional do indivíduo e nas variadas atividades em que a aptidão científica pode ser exercida.

A realização do mestrado e do doutorado são etapas que precisam ser cumpridas pelos cientistas. Costumamos dizer que, no mestrado, respostas empíricas ou teóricas surgem diante de problemas científicos e que no doutorado, alunos aplicados podem construir teorias sofisticadas para explicar variados tipos de fenômenos. Além disso, nas etapas apresentadas, a criatividade dos alunos floresce e se consolida.

A inserção internacional da atividade científica é necessária, pois o compartilhamento do conhecimento possibilita o aprimoramento ou a criação de novas análises, teorias e tecnologias. Além disso, debater e aprender com professores que têm visões de mundo diferentes podem vir a permitir a inovação.

O Estado brasileiro, através das agências de fomento Capes e CNPq, deve incentivar fortemente o surgimento de novos cientistas. Mas os investimentos não devem estar concentrados apenas nas universidades públicas. As instituições privadas de ensino e de pesquisas também precisam ser contempladas com tais investimentos, já que nelas se concentram 4,43 milhões dos alunos do ensino superior. Diante desses números, a parceria com empresas privadas, que devem investir na inovação, se faz necessária.

Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação do programa Ciência sem Fronteiras. Por meio dele, o governo pretende possibilitar que 100 mil estudantes brasileiros frequentem as principais universidades do mundo, dos quais 20 mil devem ir para os Estados Unidos. Louvável a atitude da presidente. O programa Ciência sem Fronteiras chega como um incentivo para a formação de cientistas brasileiros. Afinal, um país desenvolvido precisa produzir ciência. E a presidente Dilma mostra que tem ciência disso!

Deixe um comentário