Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Cenas da vida real

Tropa de Elite 2 é o filme brasileiro mais visto de todos os tempos. Mais de 10 milhões de expectadores foram ao cinema acompanhar a continuação da história do Capitão Nascimento. Parte do sucesso da produção se deve ao momento histórico vivido no Rio de Janeiro, que nas últimas semanas projetou para o mundo um duelo entre heróis e violões, protagonizado pelo Poder Público, numa ofensiva contra o tráfico de drogas na cidade.

São cenas da vida real que já inspiraram outros trabalhos acadêmicos e literários. Paulo Lins em seu livro “A Cidade de Deus” revela a ação bélica e despótica dos traficantes nos contextos sociais. Zuenir Ventura, em sua obra, “A cidade partida” mostra que a capital fluminense é divida em dois hipotéticos espaços geográficos, quais sejam: os controlados pelo tráfico e os visitados pelos turistas. Alba Zaluar evidencia, nas suas variadas obras, que os traficantes exercem poder paralelo ao do estado em diversas comunidades.
Não é de hoje que diversos ambientes sociais da capital fluminense são dominados e controlados por traficantes, nos âmbitos do território, da prestação de serviços e da dinâmica do mercado.

Esse poder paralelo se caracteriza pela presença de traficantes ditando leis aos indivíduos que moram ou circulam por dados ambientes. Os traficantes dominam e controlam a prestação de serviços diversos, como a venda de gás e canais de TV a Cabo. O comércio de drogas é territorializado.

Os ataques realizados por criminosos em diversos pontos do Rio de Janeiro mostram que não mais existe uma guerra particular, a qual estava presente apenas nas comunidades pobres. A cidade partida, sugerida por Zuenir Ventura, talvez não exista mais, pois os traficantes “desceram o morro” e agora interagem com os cartões postais da Cidade Maravilhosa.
Não é de hoje que os traficantes interagem com os atores das classes média e alta. Este contato ocorre no âmbito comercial em duas vertentes. Na primeira, os indivíduos das classes alta e média compram drogas para consumo. Na segunda vertente, estes indivíduos procuram os traficantes para comercializarem drogas.

A novidade das recentes ações dos traficantes foram que eles realizaram atentados terroristas. Membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) já tinham realizado ações do tipo em São Paulo. No Rio de Janeiro, indivíduos, orientados por traficantes, promoviam arrastões. Desta vez, os traficantes da capital fluminense decidiram promover ondas de terror.

Após os recentes acontecimentos, surge a seguinte indagação: o que ocorrerá amanhã? Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, ao implantar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS), optou pela ação constante em áreas dominadas pelo tráfico. Atitude correta. Contudo, os recentes ataques evidenciaram que as UPPs precisam ser instaladas em diversas áreas da capital fluminense e lá permanecer. Com isso, num futuro recente o Rio de Janeiro poderá, ao invés de ser cenário de um filme de ação, servir de inspiração para um belo romance, abençoado pelo Cristo Redentor.

Deixe um comentário