Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Carta de Agradecimento à Faculdade de Direito do Recife

Em 1983, no imponente prédio da Faculdade de Direito do Recife, finquei a pedra fundamental para a construção de um sonho, quando me matriculei no curso jurídico da respeitada instituição. Por aqueles corredores tracei minha trajetória profissional, ao concluir minha graduação, mestrado e doutorado e, em 1990, ingressar na docência através de concurso público. Hoje, 27 anos depois, tomo uma das mais difíceis decisões de minha vida: deixar a Casa de Tobias. Neste dia 05 de março de 2010 apresentei meu pedido de exoneração do cargo de professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco ao Magnífico Reitor Amaro Lins.

Durante um período, através de liminar confirmada por sentença da Justiça Federal, consegui a licença sem remuneração, na esperança de reorganizar minha agenda para conciliar as responsabilidades empresariais com o ofício de professor. Mas optei pelo caminho do empreendedorismo e as escolhas implicam em renúncias. Não pretendo mais manter minha função por meio da judicialização. Com isso abro espaço para a renovação da banca pelos mais jovens. Apesar na minha inegável tristeza por virar a página deste importante capítulo da minha história, deixo a instituição com uma profunda gratidão por tudo o que ali conquistei, e futuramente pretendo voltar, por meio de um novo concurso público, para poder retribuir por toda a bagagem intelectual que a Casa me proporcionou.

Meus agradecimentos aos professores e amigos João Maurício Adeodato, Ivanildo Figueiredo, George Browne, Alexandre Pimentel, Clóvis Correia, Sérgio Torres, Zélio Furtado, Raimundo Juliano e Ivo Dantas, aos reitores Efrém Maranhão, Mozart Neves e Amaro Lins, às funcionárias Valéria, Ricarda, Josi e Ana Paula, e especialmente a todos os meus ex-alunos que transformaram, durante estes 20 anos, o exercício da docência em uma experiência de aprendizagem recíproca e colaborativa.

Hoje eu deixo a Faculdade, mas ela sempre estará em mim, com seu fervor cultural, sua capacidade de germinar ideias, sua agitação criadora. Muito me orgulho de ser filho deste importante marco intelectual da história de nosso Brasil.

5 Respostas para “Carta de Agradecimento à Faculdade de Direito do Recife”

  • Daniel Coelho:

    Professor agradecemos ao senhor toda bagagem oferecida no tempo em que esteve conosco, ficamos sentidos com a decisão mas ficamos também felizes pelo senhor tomar um novo rumo…

    boa sorte na caminhada

  • Desterro:

    Sua carta de agradecimento me deixou emocionada. Concordo com você quando declara que “escolhas implicam em renúncias”, mas sabemos que sua renúncia foi pelo bem da educação. Como empreendedor você pode fazer muito mais. Parabéns por suas escolhas e ousadia!

  • Prezado Prof. Dr. José Janguiê, parabéns pela sua trajetória na educação superior. Apesar da decisão de se afastar da Universidade Federal, após tantas realizações durante 20 anos de exercício da docência, ser uma perda para a formação acadêmica dos alunos, tenho certeza que voce continuará contribuindo, significativamente, para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Ab, prof. Dra. Iara de Xavier – Universidade de Brasília – UnB.

  • ALEXANDRE COSTA:

    Registro aqui a minha leitura da sua carta de agradecimento à Faculdade de Direito do Recife.

    Um grande abraço,
    Alexandre Costa
    Presidente D.A.Tobias Barreto
    Gestão 2010

  • Estimado Janguiê
    Você apenas rompeu o vínculo jurídico na condição de professor, todavia o vínculo afetivo permanecerá atravessando o tempo,e com ele todo o legado que a nossa Casa de Tobias nos deu ontem e hoje. Muito bom você reconhecer, nesta solitária despedida, o que a Faculdade te deu. O reconhecimento e a gratidão são sentimentos nobres dos homens tementes a DEUS.
    O CRIADOR te deu a coragem de enfrentar obstáculos e de realizar sonhos. Confesso que essa tua coragem, teu empreendedorismo é algo que todos devemos admirar e aplaudir. Caminhar e ter sucesso neste solo recifense não é nada fácil para um forasteiro como tu és, como eu sou também. Migramos da mesma região sofrida e árida do Alto Sertão paraibano, igualmente ungidos pela mesma força espiritual que emana da nossa querida FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE.
    Parabéns amigo, por mais uma atitude de coragem.
    Forte abraço.
    ZÉLIO FURTADO

Deixe um comentário