Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Ayrton Senna do Brasil

Vinte anos se passaram desde a morte trágica do tri-campeão mundial da Fórmula 1, Ayrton Senna no GP de San Marino, em Ímola. No entanto, na memória dos brasileiros e dos apaixonados pelo automobilismo, Senna ainda é um ídolo e espelho para muitos jovens.

O Brasil teve três campeões mundiais de Fórmula 1. Além de Senna, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet também atingiram o recorde. Mas, nenhum conquistou tamanha idolatria quanto Ayrton. O piloto tinha uma mistura de atleta competitivo, mas muito humano ao mesmo tempo, e um talento que transbordava a cada nova corrida em que combinava técnica com muita audácia para atingir o extremo do limite e quebrar recordes.

Em um país onde o futebol é a paixão nacional, Senna começou a ganhar admiração do público em 1986, quando a seleção havia sido eliminada pela França no Mundial do México e o piloto, no dia seguinte, ganhou uma corrida em Detroit – Estados Unidos – e comemorou a vitória com a bandeira brasileira. Cena que se repetiu várias vezes durante as 41 vitórias em 161 corridas disputadas pelo piloto.

Talvez a admiração dos brasileiros por Ayrton Senna se explique porque, em um momento que o nosso país vivia um período complicado na política e economia, o piloto demonstrava paixão, empenho, inteligência racional, disciplina, orgulho de ser brasileiro e uma obsessão por ultrapassar limites. Qualidades que o brasileiro admirava e buscava ter. No entanto, o legado de Senna foi muito além da personalidade. Ele foi o último piloto a morrer em corridas de Fórmula 1. Após a sua morte, a segurança dos pilotos voltou a ser primordial nas corridas da categoria e várias normas foram modificadas.

Além da segurança, o piloto deixou como legado um projeto para crianças. Sonho do piloto e que ainda hoje é mantido por sua irmã, Viviane Senna. Fundado em 1994, por desejo de Ayrton, o Instituto anualmente capacita 75.000 educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios.
Ayrton Senna da Silva viveu apenas 34 anos. Sua carreira nunca conheceu a decadência. O mito de Senna continua forte e vivo entre os brasileiros, e essa afirmação é o resultado de uma sondagem, divulgada em dezembro de 2013, sobre a imagem e a marca de atletas no Brasil, quando, em votação aberta pela internet, o piloto foi o mais lembrado.

Passados 20 anos de sua morte, ainda é impossível esquecer a imagem de seu carro voando baixo nas pistas e fazendo com que o Brasil todo parasse, vidrado em frente à televisão, nos domingos de corrida. Senna foi e ainda é um esportista consagrado, ídolo dentro e fora das pistas. É inútil tentar compará-lo com outros pilotos. Senna é um exemplo a ser seguido e desde aquele 1º de maio de 1994, para os brasileiros, a Fórmula 1 nunca mais foi a mesma.

Deixe um comentário