Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Avanços na segurança pública de Pernambuco

O Governo do Estado está de parabéns. Há um bom tempo existia a expectativa quanto à redução da frequência do homicídio em Pernambuco. A queda no número de assassinatos chegou a 22,34% na comparação entre os primeiros nove meses deste ano com o mesmo período de 2008. A meta de redução de 12% no índice de homicídio, que foi prometida pelo governador, deve ser alcançada até o final do ano.

No entanto, para que isso acontecesse, diversas ações foram implementadas pelo governo. A terceirização das viaturas das Polícias aumentou em muito a sua presença nas ruas. O governo concedeu aumento de salários aos policiais. Contratou mais policiais militares. Promoveu oficiais e delegados. E o principal: segundo me informaram, o governador se reúne mensalmente com os diversos gestores da segurança pública e cobra resultados.

Por outro lado, é alvissareiro assinalar que diversas operações da Polícia Civil estão sendo realizadas com o objetivo de desmantelar grupos criminosos. Digno de menção também é o fato de que o setor de inteligência das polícias civis e militares tem mostrado muita eficiência. Eu, particularmente, fico muito satisfeito quando encontro blitz das Polícias Civil e Militar em diversos locais do estado. É que as blitz trazem para a população a sensação de segurança e mostram que as Polícias estão trabalhando.

Tudo isso é motivo de orgulho e de comemoração. Contudo, precisamos melhorar muito mais, visto que existem ainda diversas delegacias que fecham no período da noite e nos finais de semana, além de diversas outras estarem totalmente desaparelhadas. Delegacias precisam estar sempre abertas e bem equipadas. Delegados são os responsáveis perante o nosso sistema criminal pela condução do inquérito, instrumento essencial e indispensável que possibilita a punição dos criminosos perante a justiça. Com efeito, delegacias bem aparelhadas e abertas ao público, com delegados motivados e bem remunerados, possibilitam uma maior punibilidade aos criminosos.

Não poderia deixar de registrar que, na minha ótica, visualizo alguns problemas estruturais nas Polícias Militar e Civil. Imagino que a Polícia Militar sofre de excesso de hierarquia. Como empresário que sou, registro que o excesso de hierarquias dificulta e emperra as etapas necessárias para a eficiência da gestão. Portanto, urge repensar a quantidade de hierarquias da respeitada Polícia Militar de Pernambuco. Ressalto, por outro lado, que pesquisa recente do Instituto Maurício de Nassau mostrou que a Polícia Militar tem o respeito e a admiração da população pernambucana.

Em relação à Polícia Civil, enfatizo ser necessário procurar ampliar as Delegacias de Plantão. Além disso, a estrutura dos Departamentos de Homicídio e de Narcotráfico deve receber investimentos constantes. Os policiais precisam estar motivados e qualificados. Por isso, é importante a definição de uma política salarial para ambas as Polícias. Esta política deve garantir aumentos anuais. O policial precisa saber o aumento que receberá ano a ano. Isso, certamente, consubstanciará em um incentivo. Não podemos esquecer que são os policiais que estão na linha de frente do combate ao crime organizado. Estes precisam estar sempre treinados e também satisfeitos com e na sua profissão.

Não posso deixar de lembrar que não são apenas as Polícias os únicos responsáveis por um sistema de segurança pública eficiente. Os demais órgãos como o próprio Ministério Público e também o Poder Judiciário possuem funções estratégicas e essenciais em um eficaz sistema de segurança e de justiça. Ademais, não podemos esquecer que a própria sociedade organizada também tem que exercer o seu fundamental papel, qual seja, o de gerar um ambiente de vida mais seguro, cumprindo e fazendo cumprir as leis e as regras de condutas. A busca por um sistema de segurança pública eficiente é responsabilidade de todos nós.

2 Respostas para “Avanços na segurança pública de Pernambuco”

  • Ok. Quero parabenizar a atitude do Governador de Pernambuco que com tantas dificuldades que passa o Estado fez uma forcinha e aumentou o estimulo da tropa com um aumento salarial não tão significante mas que consedeu, pernambuco pela grandeza do estado as Policias realmente trabalha, agora amigo Governador de PE. espero que quando estiver tomando aquele cafezinho com o seu companheiro do nosso irmão Estado da Paraiba indique a mesma receita que aqui nós desta cooirmã não está aguentando mas o lizeu e até os atrasos de correção dos vencimentos a receber junto a PBPREV. e olhe quem falava tanto das dividas judiciais da PBPREV. Para agora nem lembrar eu mesmo faço um ano que estou aguardando receber minha diferença salarial, se ele quiser me castrar ou me prender ele pode agora o que digo é verdade e provo , não estou falando com medo não porque Exª. Eu não tenho rabo de palha não , e votei no cara já pensou? pois estou muito arrependido.

  • Analcina Barbosa:

    Pois na delegacia da cidade de Ibirajuba não tem nem impressora multifuncional, maquina de xerox, os BOs são feitos em impresssoras matriciais com carbono que não da nem lara ler.

Deixe um comentário