Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

As empresas e a responsabilidade social

O termo Responsabilidade Social tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Mais que isso, o atual cenário mundial traz inúmeras transformações de ordem econômica, política, cultural e social e é devido a essas mudanças que as relações entre as empresas e o mercado – ou a sociedade – precisam estar sempre em adaptação.

Apesar de ter seus primeiros registros na década de 50, foi apenas na década de 70 que o assunto passou a ser estudado pela American Accouting Association e American Institute of Certified Public Accountants. Ademais, foi a partir deste marco que a Responsabilidade Social passou a ser decisiva para o desenvolvimento das empresas. Podemos afirmar – sem dúvidas – que a junção dos esforços de empresas e sociedade passou a ser resultante no desenvolvimento social e na contribuição para uma sociedade mais justa.

Para as empresas, as ações de Responsabilidade Social estão diretamente ligadas à retribuição a sociedade daquilo que tem sido obtido pela mesma. Neste caso, a Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que as organizações têm com o seu coletivo, de modo a minimizar os possíveis impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Essa retribuição é feita, na grande maioria das vezes, através de ações que beneficiam a sociedade nos âmbitos da educação, meio-ambiente, saúde e projetos sociais.

Atuar com Responsabilidade Social ainda é um desafio para muitas empresas. Contudo, esse desafio torna-se muito simples quando existe o conhecimento da realidade que cerca a empresa. O conhecimento da comunidade, das dificuldades vividas pelos moradores da região e das necessidades da população. Através dessas informações é possível assegurar a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sempre respeitando a diversidade que faz parte de qualquer país.

Faz-se necessário compreender que a responsabilidade social não deve ser encarada como uma estratégia de divulgação para as empresas. Ter responsabilidade social, através de projetos que incentivam a geração de renda e oportunidade de trabalho, é trazer benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando tanto a qualidade de vida dos funcionários, quanto a atuação da empresa e da própria população.

Portanto, prezados leitores, quando uma empresa dá especial atenção à educação para a qualificação profissional ou para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, está fazendo sua parte como contribuição para o desenvolvimento do nosso país. E o reconhecimento pelas boas práticas de responsabilidade social, além da sustentabilidade econômico-financeira e ambiental, é fundamental para toda e qualquer empresa.

Uma Resposta para “As empresas e a responsabilidade social”

Deixe um comentário