Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Aprendizado, um vício do bem

Quando perguntamos o que a educação pode fazer para mudar as nossas vidas, temos uma resposta simples e direta: a educação é a base de tudo, quando mais estudamos, mais nos tornamos pessoas esclarecidas e conscientes do nosso papel na sociedade. O aprendizado leva você ao crescimento, ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Em definição, o vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Entretanto, essa definição não se encaixa quando falamos do aprender. Devemos sempre buscar o aprendizado e para que isso aconteça, não basta procurar somente o desenvolvimento técnico e profissional, esquecendo que o nosso lado pessoal possui total influência em nossos atos.

Quantas pessoas conhecemos que, passados cinco ou dez anos, estão no mesmo emprego e mesmo cargo? Que estão estacionadas na vida, sem perspectiva de promoções ou que não pensam em mudar de vida? Inúmeras. Provavelmente porque essas pessoas não valorizam o aprendizado e nem se interessam pelo enriquecimento do conhecimento.

Qualquer um que busque o aprendizado constante e que continue aprendendo, permanece jovem – aqui falamos de jovem relacionando a evolução tecnológica – à medida que atualiza seus conhecimentos e também se torna cada vez mais valioso. Em uma faculdade, por exemplo, é possível buscar conhecimentos técnicos através do curso, livros, palestras, seminários. Contudo, também é possível adquirir desenvolvimento pessoal quando se coloca em exercício a habilidade em lidar com pessoas, em conhecer e controlar melhor suas emoções.

A maior parte das pessoas passa a vida inteira na busca do desenvolvimento técnico e deixa de se preocupar com o desenvolvimento pessoal. Não basta estudar nos melhores colégios, fazer especializações, dominar magnificamente um determinado assunto. Dessa forma, apenas o conhecimento técnico será exercitado e isto não é suficiente para o contexto atual da nossa sociedade. O mundo muda constantemente e se você não muda com ele, em pouco tempo será substituído.

Devemos estar sempre prontos e abertos para aprender. Aprender com tudo e com todos. Não deve-se acreditar que a educação é cara e difícil. Educação e aprendizado são essenciais. Mais caro é o preço a ser pago pela ignorância de se negar a aprender o tempo todo.

Deixe um comentário