Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Acesso à Educação Superior em troca de trabalho

Se o governo FHC é identificado como o propulsor da expansão das vagas no Ensino Superior privado no Brasil a gestão de Lula tem tudo para ser lembrada como a responsável por criar condições de acesso a estas bancas de graduação, como forma compensatória pela limitação de recursos para mais investimentos nas universidades federais. O Programa Universidade para Todos – que possibilita a IES particulares concederem bolsas de estudos para alunos de baixa-renda em troca de incentivos fiscais – é sem dúvida o baluarte deste processo. O financiamento de 100% dos custos da mensalidade através do Fies, possibilitado pela sanção da lei 11.552, é outro avanço. Agora o Governo federal poderá também proporcionar aos recém-formados a solução para a quitação do débito referente ao financiamento e, de quebra, garantir o tão sonhado primeiro emprego. Trata-se de um projeto do Ministério da Educação que visa possibilitar a médicos e professores formados com auxílio do Fies trabalhar no sistema público de saúde e educação em troca da quitação do financiamento, oferecendo também um salário complementar. Caberá à equipe do Palácio avaliar a viabilidade econômica da proposta, que implicará em uma inevitável redução orçamentária, em função dos recursos que a União deixará de receber. Mas os ganhos sociais podem ser compensatórios.

5 Respostas para “Acesso à Educação Superior em troca de trabalho”

  • De fato devemos reconherçer que melhorou bastante o acesso ao ensino superior de qualidade, assim deixa mais proximo da realidade dos brasileiros, espero que desse ponto em diante melhore cada vez mais.

    Mauro Marinho – Aluno de Webdesign 3° Periodo

  • clovis:

    O governo tinha que se empenhar para abrir mais vagas e melhor ensino de qualidade para os que tem baixa renda na universidade PÚBLICA!!!
    Tem mais gente sem condições estudando em universidaes particulares que na pública!Onde ja se viu isso??? Apenas quem tira proveito dessa situação é quem incentiva o governo a encher o bolso das faculdades particulares da vida. É óbvio.

  • É interessante isso. Não sou um Lulista, mas justiça seja feita. Quando ouvi essa informação na CBN, fiz a mesma leitura sobre saídas práticas no âmbito social que, apesar das colisões desse gorverno, são inteligentes e produtivas. À Cesar o que é de Cesar.

  • roberta:

    A idéia é de fato muito bem elaborada. Ainda ajuda na construção do currículo do aluno que estudou com bolsa. No caso de professores será um estímulo a mais para os alunos da rede pública de ensino que verão , de perto, que também podem alcançar a realização profissional.
    Torço para que seja aprovado e que tenha uma fiscalização apertada para que ninguém fuja de suas obrigações sociais.

  • josé ricardo silva queiroz:

    É notória a eficácia dos projetos educaditvos,sou aluno do curso de direito e observo o excelente rendimento dos bolsistas, com excelentes notas e participando ativamento do processo de aprendizagem, o que dinamiza e motiva os demais alunos

Deixe um comentário