Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A Veneza brasileira

Recife, a Veneza Brasileira ou ainda a “Cidade Maurícia”, é interligada por canais, córregos, rios e bacias. As águas cortam grande parte dos bairros, do tradicional São José ao canal do Arruda, de Boa Viagem à Tejipió. Ademais, a cidade é uma das 65 com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo, em uma lista na qual aparecem apenas cinco cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e Curitiba.

Diante de tantos problemas com mobilidade urbana e na tentativa de utilizar nossos rios para locomoção, o governo do Estado tem pensado em alternativas para aumentar as opções de se transitar em Pernambuco. Entre elas está tornar o rio Capibaribe navegável. Diante desta novidade, é pertinente questionar sobre estrutura do Recife do ponto de vista da malha hídrica. Como estão as condições dos nossos rios e canais? Ora esquecidos e por muitas vezes escondidos pela quantidade de sujeira que os próprios moradores jogam, ora ignorada pelo poder público.

Se avaliarmos o exemplo de Amsterdã, capital Holandesa e cidade com potencial hídrico como o Recife, é possível visitar as áreas mais antigas e mais recentes da cidade, todas acessíveis pela água e inúmeras opções de caminhos. A cidade é famosa pela rede de canais circulares foi construída com duas funções: criar espaço para que a água circulasse por redes seguras até o rio Amsted, evitando alagamentos, e criar um belo legado arquitetônico. Conseguiram realizar ambos.

Voltando ao Recife, a iniciativa do governo faz parte do programa “Rios da Gente”, com um investimento de R$ 289 milhões, que almeja transportar 335 mil passageiros por mês e é o primeiro projeto desse tipo em todo o PAC da Mobilidade nacional. Ainda de acordo com o projeto, serão colocados em navegação 12 barcos, em sete estações e todas as restrições existentes à navegação no Capibaribe serão removidas, isso inclui lixo, escombros de antigas construções e vegetação excessiva.

Poucos sabem, mas o Rio Capibaribe já foi navegável e suas águas limpas serviam de escoamento para a cana-de-açúcar, tijolo e madeira. O que de fato nos chama atenção, além do projeto de navegação para o Capibaribe, que há anos é esperado, são as condições em que o rio se encontra. Os R$ 102 milhões que serão aplicados na dragagem de 17 quilômetros, é apenas parte do prejuízo ambiental. Serão 859 mil metros cúbicos de resíduos a serem dragados em 13,5 quilômetros do rio, 40% é de material contaminado por metais pesados e esgotos.

O principal entrave para uso do Capibaribe, como via de transporte, está no fato de que, para mantê-lo navegável e apto para o transporte, seria imprescindível dragá-lo a intervalos curtos. Ademais, não basta apenas investir em projetos de dragagem, é preciso educar os moradores para que detritos e lixos não sejam jogados no rio, evitando o acúmulo de resíduos e aumentando as possibilidades de mais uma forma de mobilidade.

Deixe um comentário