Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A tolerância diante das diferenças

Noruega, sexta-feira, 22 de julho de 2011. O cidadão Andes Behring Breivik detonou um potente carro-bomba no edifício do Ministério do Petróleo e Energia, no centro de Oslo, capital do país. Pouco depois, o mesmo, disfarçado de policial, atirou contra os jovens que estavam no local durante uma hora e meia e ainda explodiu bombas. Saldo: mais de 90 mortos. Objetivo do rapaz: mudar a sociedade através de uma revolução.

Em manifesto, Andes frisou: “Nós, os povos europeus nativos livres, por este meio, declaramos guerra prévia contra as elites marxistas e multiculturais da Europa Ocidental… Nós sabemos quem vocês são, onde vivem e vamos pegar vocês”. O manifesto de Andes expressa intolerância com o outro e evidencia um problema que está presente nos países ocidentais desenvolvidos, qual seja: a rejeição às diferenças. Rejeição esta que advém de três vetores: imigração, Islamismo e cultura.

Desde o advento pujante da globalização, indivíduos nativos de países desenvolvidos manifestam contrariedade com a entrada de pessoas advindas de variados países. A contrariedade do rapaz Andes é justificada no seguinte argumento: povos de outras nações tomam nossos empregos e fragilizam o nosso estado de bem-estar social, além de possibilitarem a criminalidade. Para os adeptos deste argumento, imigrantes pouco qualificados ofertam mão de obra barata e exigem atenção social do estado. No entanto, este se mostra com dificuldade fiscal para atender às demandas dos nativos, e praticam crimes.

A opção religiosa, em particular pelo Islamismo, provoca atos discriminatórios por parte de variados povos. A retórica presente em diversos manifestos é de que o Islã representa o mal e ele ameaça a paz do Ocidente. Assim, ocorre que a imigração e o Islã possibilitam dois fenômenos sociais, sendo a aculturação e o choque de civilizações. O primeiro permite a tolerância entre os indivíduos. O segundo proporciona conflitos e até rupturas.

Voltando ao caso de Andes Behrin, agora as autoridades norueguesas temem que as ações do rapaz venham a ser repetidas por outros indivíduos. E a preocupação é pertinente, uma vez que muitos concordam com os atos de Andes. Portanto, a intolerância pode estar estruturada na sociedade norueguesa. Se assim for, indagamos: qual é o futuro da Noruega diante de uma sociedade global? Aliás, podemos ir além: qual é o futuro da sociedade de diversos países do Ocidente?

Por muito tempo, a sociedade francesa discutiu o uso do véu islâmico em locais públicos. O estado francês proíbe o uso. Em abril deste ano, porém, manifestantes islâmicas foram detidas por protestar contra tal proibição. Nos Estados Unidos está presente o movimento Tea Party. A essência aparente de tal protesto é a oposição a um estado de bem-estar social atuante e o aumento dos impostos. Entretanto, estão presentes também manifestações contra imigrantes. Em particular, imigrantes latinos.

Diante de uma sociedade reconhecida como globalizada, na qual, teoricamente, povos interagem, observamos o choque de civilizações, o qual foi prognosticado por Samuel Huntington em 1993. Este choque expõe o que há de mais perverso na civilização, ou seja: a ausência da tolerância. Desconfiamos que outros Andes estejam maquinando formas de expressar igualmente suas revoltas. E o risco que se corre é que estes possam agir em nome de uma sociedade excludente. E temos aqui um grande problema, pois as diferenças existem, mas, infelizmente, a intolerância também.

Deixe um comentário