Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A situação dos portos no Brasil

O Brasil precisa continuar a crescer. E para isso precisamos de uma logística eficiente, com infraestrutura, aeroportos e portos. E ai começam as dificuldades. Historicamente, a revolução portuária no Brasil começou em 1808, quando o príncipe regente Dom João de Bragança assinou uma carta régia que abria os portos brasileiros para o mundo, revolucionando o comércio exterior brasileiro. A questão é que a operação portuária no Brasil está muito distante das referências mundiais de eficiência e produtividade.

Hoje, o debate e a aprovação da chamada MP 595 ou MP dos Portos, pode provocar uma nova revolução no segmento, permitindo que a iniciativa privada opere portos, desde que ofereça a menor tarifa combinada com o melhor serviço. É a ampliação da concorrência como indução de investimentos e, com isso, o aumento da capacidade e da efi­ciência dos portos com custos menores.

O debate sobre a importância e a eficiência dos portos não é recente. O Brasil vive um momento ruim na sua balança comercial. Nos últimos quatro meses, o país comprou mais no exterior do que exportou. Como exemplo temos a maior trading chinesa de soja, o grupo Sunrise, que cancelou uma compra de 2 milhões de toneladas de soja do Brasil em razão de atrasos nos embarques portuários.

O sistema portuário brasileiro está entre os piores do mundo. Num ranking com 144 países feito pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 135ª posição no item qualidade dos portos. Nossos portos são mais caros e mais ineficientes do que os de países desenvolvidos e emergentes. Para termos uma noção, operar no porto de Suape, em Pernambuco, custa cinco vezes mais do que em Cartagena, na Colômbia.

A MP dos Portos chega com a proposta de regular a exploração de portos e instalações portuárias e criar a segunda etapa do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. Espera-se que as mudanças atraiam investimentos de 55 bilhões de reais até 2017. A título de comparação, nos últimos 11 anos, o governo investiu apenas 3 bilhões no setor.

As mudanças já começaram antes da aprovação da MP, com a abertura dos maiores portos do país durante as 24h do dia, incluindo sábados e domingos. Antes, eles funcionavam apenas em horário comercial. São eles: Santos, Rio, Vitória, Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza. Com isso, a operação terá um ganho de 25% em sua eficiência. O porto de Santos, por exemplo, é o maior da América Latina e é considerado também o melhor porto brasileiro. Ele responde por quase 30% de todo o comércio exterior do Brasil e ainda tem espaço para crescer mais.

Caro leitor, para atingir um padrão mais elevado é necessário que o País estimule a concorrência que levará a melhores níveis de serviços e até tarifas mais justas. A MP dos Portos tem tudo para reduzir a ineficiência da logística portuária, principalmente pela expectativa de maior participação da iniciativa privada nas operações. É preciso tomar as melhores decisões para que o país continue crescendo.

Deixe um comentário