Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A reforma política e a opinião pública

Fidelidade partidária, reeleição, lei da Ficha Limpa, voto obrigatório, financiamento público de campanha. Essas são algumas das questões trazidas pela Reforma Política em debate na Câmara dos Deputados. Até as eleições de 2012, muito ainda será discutido no Congresso Nacional. Por mais relevância que esses temas tenham para o cenário político brasileiro, existem outras reformas mais urgentes, como já frisei em artigos anteriores, e a população parece compartilhar da mesma opinião.

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau sobre “O que os recifenses pensam sobre a Reforma Política” revelou que apesar de 52,2% dos entrevistados já terem ouvido falar em Reforma Política, apenas 17,9% demonstram interesse pelo assunto e 54,1% não acreditam que a reforma trará benefícios para o Brasil.

A maior parcela dos pesquisados (29,5%) elenca que entre as prioridades da agenda pública deve estar a reforma do Sistema Único de Saúde. Em seguida aparece a reforma do Ensino Básico, com 13,5%, e apenas 12,5% dos eleitores apontam a reforma política como ação prioritária.

No resultado da pesquisa é preciso levar em consideração o problema de fluxo de informações: os eleitores não são informados adequadamente sobre alguns assuntos e, consequentemente, não se interessam por eles. Por isso a discussão da Reforma Política não contagiou a opinião pública.

A classe política não pode relegar as vozes da sociedade e estudos como o do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau visam alertar sobre isso. Numa democracia, onde a opinião da população deve ser levada em conta, descobrir o que a sociedade pensa e agir conforme os seus desejos contribuem para a estabilidade institucional.

A opinião pública dá substância e conteúdo à democracia. É claro que as vozes que contrariam os princípios do estado de direito devem ser convencidas a diminuírem o tom ou a mudarem de opinião. Caso isto não seja possível, o respeito à liberdade de expressão deve prevalecer.

2 Respostas para “A reforma política e a opinião pública”

  • Prezado Senhor.

    A Ordem dos Usuários Consumidores em Eletroeletrônicos do Brasil, e seus 43.000 associados, tem uma visão sobre a reforma política, uma vez que é mais fácil mexer como os trabalhadores, deixando de fora os políticos e os fantasmas.

    Reforma de verdade: Cria Sub prefeituras nanicas com menos de 120 mil habitantes,junto a elas criarem cargos de sub prefeitos com sub vereadores, sub assessores,se tiver fantasma sub fantasma automaticamente entra na lista. Salário desses cargos são sempre 50% cinquenta por cento menos, da prefeitura mais próxima, incentivo a esses cargos em levar para suas cidades industrias e empresas, com isso vamos ter mais população na respectiva cidade atraída pela mão de obra oferecida,isso gera renda e fica mais próximo de chegar aos 120 mil habitantes, as cidades nanicas devem ter no mínimo, 300 fabricas e demais comércios,para alcançar popularidade,e essa população viver da renda de seu Município, entendemos que as cidades vai se desenvolver rapidamente, caso leve em consideração essa citada reforma.

    lá em cima: Ministério, 34 Sub Ministério Com 34 Sob Ministros, sub assessores,e assessor dos assessor,5 Ministério Principal : Justiça, Previdência: Saúde, Telecomunicações, e e Ministério da agricultura. Só esses são Ministro:

    Da doação eleitoral,é acabar com a farra de sindicatos,por imposto sindical esse imposto ser eleitoral no lugar de ser sindical: esse imposto é para o fundo partidário fazer sua distribuição, uma vez que doação que pessoas físicas também vai querer algo em troca.

    Do sistema carcerário: deve ser criado uma fundação empresa carcerária,em vez do apenado ser um depósito,ele passará ser um funcionário da fundação,nessa citada fundação, ali o preso vai, trabalhar,Fabricando sabão, material de limpeza, fabricar pneus de carros,equipamentos,e muitas coisas que o governo consome nos ogão públicos. O governo vai ter mão de obra de graça, em troca de redução de pena.Essa é a solução certa.com escola Universidade na fundação.

    Não vi um político zelar pelo povo com essas intenções, em relação a corrução, nunca prender empreiteiros,porque se trata de pessoas super capacitadas, que construiu essa pais,tem capacidade de fazer,e com dinheiro eles fazem.

    Da punição,a este em especial, todos bens deles e da família deveria ser confiscada pela União. Bastasse isso para que eles começassem tudo de novo,iriam pensar três vezes antes de oferecer propina a político eu sei que dinheiro é uma tentação,mais essa tentação seria estancada.

    Recessão e desemprego Não se pode apostar nas taxas dos reprovados em concursos, tem empresas que querem fazer o que o governo faz cobra taxa de inscrição e reprova 90% dos candidatos,essa prestação de conta só o TCU sabe.

    Não é só os políticos que devem ter responsabilidade, os tomadores de conta,TCU. também tem que ter, veja que todos que foram citados suas contas foram aprovados pelo TRE. Sergio Cabral, Cunha enfim.Como prestar conta sem saber da onde partiu os valores,,,

    Do seguro desemprego:esse fator é um problema sério que o governo enfrenta, 14 milhões de desempregados, a um real cada um, daria 14 milhões de reais,, o resto os economista calcula.Mais se esses 14 milhões estivessem prestando serviço para o Governo uma vez já recebendo, acredito que o governo poderia estender esse seguro por mais 12 meses: porque? envés de contratar mão de obra das empreiteiras contratava apenas administração dos serviços.Uma vez que o governo tem milhões de mão de obra recebendo seguro desemprego! deveria selecionar essas pessoas, porque? muitos estão pedindo as contas e as empresas da tudo e eles fica mamando o seguro do governo.

    Colega amigo, se vós é Brasileiro e político, pode começar a se manifestar no congresso para Formar Emenda constitucionais que em 2018 não perderá nunca as eleições.

    Att

    Dr. Sebastião da Silva
    Presidente Nacional da Pronucon do Brasil

  • Prezado Senhor.

    A Ordem dos Usuários Consumidores em Eletroeletrônicos do Brasil, e seus 43.000 associados, tem uma visão sobre a reforma política, uma vez que é mais fácil mexer como os trabalhadores, deixando de fora os políticos e os fantasmas.

    Reforma de verdade: Cria Sub prefeituras nanicas com menos de 120 mil habitantes,junto a elas criarem cargos de sub prefeitos com sub vereadores, sub assessores,se tiver fantasma sub fantasma automaticamente entra na lista. Salário desses cargos é sempre 50% cinquenta por cento menos, da prefeitura mais próxima, incentivo a esses cargos em levar para suas cidades indústrias e empresas, com isso vamos ter mais população na respectiva cidade atraída pela mão de obra oferecida, isso gera renda e fica mais próximo de chegar aos 120 mil habitantes, as cidades nanicas devem ter no mínimo, 300 fabricas e demais comércios, para alcançar popularidade, e essa população viver da renda de seu Município, entendemos que as cidades vai se desenvolver rapidamente, caso leve em consideração essa citada reforma.

    Lá em cima: Ministério, 34 Sub Ministério Com 34 Sob Ministros, sub assessores,e assessor dos assessor,5 Ministério Principal : Justiça, Previdência: Saúde, Telecomunicações, e e Ministério da agricultura. Só esses são Ministro:

    Da doação eleitoral, é acabar com a farra de sindicatos, por imposto sindical esse imposto ser eleitoral no lugar de ser sindical: esse imposto é para o fundo partidário fazer sua distribuição, uma vez que doação que pessoas físicas também vai querer algo em troca.

    Do sistema carcerário: deve ser criado uma fundação empresa carcerária, em vez de o apenado ser um depósito,ele passará ser um funcionário da fundação,nessa citada fundação, ali o preso vai, trabalhar,Fabricando sabão, material de limpeza, fabricar pneus de carros,equipamentos,e muitas coisas que o governo consome nos órgão públicos. O governo vai ter mão de obra de graça, em troca de redução de pena. Essa é a solução certa.com escola Universidade na fundação.

    Não vi um político zelar pelo povo com essas intenções, em relação a corrupção, nunca prender empreiteiros,porque se trata de pessoas super capacitadas, que construiu essa pais,tem capacidade de fazer,e com dinheiro eles fazem.

    Da punição, a este em especial, todos os bens deles e da família deveria ser confiscada pela União. Bastasse isso para que eles começassem tudo de novo, iriam pensar três vezes antes de oferecer propina a político eu sei que dinheiro é uma tentação, mais essa tentação seria estancada.

    Recessão e desemprego Não se podem apostar nas taxas dos reprovados em concursos, tem empresas que querem fazer o que o governo faz cobra taxa de inscrição e reprovam 90% dos candidatos, essa prestação de conta só o TCU sabe.

    Não é só os políticos que devem ter responsabilidade, os tomadores de conta, TCU. Também tem que ter, veja que todos que foram citados suas contas foram aprovados pelo TRE. Sergio Cabral, Cunha enfim. Como prestar conta sem saber da onde partiu os valores,,,

    Do seguro desemprego: esse fator é um problema sério que o governo enfrenta, 14 milhões de desempregados, a um real cada um, daria 14 milhões de reais,, o resto os economista calcula.Mais se esses 14 milhões estivessem prestando serviço para o Governo uma vez já recebendo, acredito que o governo poderia estender esse seguro por mais 12 meses: porque? Invés de contratar mão de obra das empreiteiras contratava apenas administração dos serviços. Uma vez que o governo tem milhões de mão de obra recebendo seguro desemprego! Deveria selecionar essas pessoas, por quê? Muitos estão pedindo as contas e as empresas da tudo e eles ficam mamando o seguro do governo.

    Colega amigo, se vós sois Brasileiros e político, pode começar a se manifestar no congresso para Formar Emenda constitucional que em 2018 não perderá nunca as eleições.

    Att

    Dr. Sebastião da Silva
    Presidente Nacional da Pronucon do Brasil

Deixe um comentário