Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A reeleição de Obama

Há quatro anos Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos da América com o título de ser o primeiro presidente negro da história americana e com a missão de “salvar” a economia do país.

Nos quase quatro anos de governo, Obama não conseguiu cumprir grandes promessas da campanha anterior, como a reforma no sistema de saúde americano. E, apesar de muitos problemas do país terem começado antes de assumir a presidência em 2009, Obama acabou sofrendo as consequências da lenta recuperação econômica pela qual os EUA passam, através das duras críticas dos fervorosos nacionalistas.

Em 2012, Obama quebrou um novo tabu. Desde 1945, apenas um democrata havia sido reeleito: Bill Clinton. Na época, o país apresentava uma situação econômica completamente diferente da atual. Durante a campanha presidencial, Obama foi realista ao afirmar que as mudanças políticas, econômicas e sociais não acontecem de maneira rápida ou fácil e mudando seu discurso, antes regado das palavras “mudanças” e “esperança”, Obama ofereceu à população americana o lema “América avança”. Mais um acerto da campanha.

Barack Obama demonstra um perfil pacificador. Apesar de ter sido duramente criticado ao receber o prêmio Nobel da Paz em 2009, o presidente americano cumpriu suas promessas e retirou as tropas americanas do Iraque. E mantendo o mesmo perfil, ele tem se empenhado para retirar as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão.

Apesar de saber que os EUA são a maior economia mundial e bélica, Obama prega uma política de igualdade e desenvolvimento mundial, ao contrário do seu adversário republicano, Mitt Romney, que declarou, durante ato de campanha em 2011, que iria ignorar instituições como a ONU, se necessário, e que Deus criou os Estados Unidos para liderarem o mundo. Uma agressão aos outros países.

Obama entrou como o favorito nas eleições porque construiu um discurso que uniu os vários grupos que compõem o país. Ele demonstra ter a consciência de que os Estados Unidos não é apenas um país de homens e brancos, ele sabe que a diversidade está presente através dos negros, latinos, brancos, homens, mulheres, ricos e pobres. E tem a proposta de governo voltada pra todos esses.

A reeleição de Barack Obama é, sem dúvida, uma vitória da unidade, dos Estados Unidos como um todo, sem distinções entre Republicanos ou Democratas. Contudo, o presidente americano enfrentará dificuldades no segundo governo, já que a Câmara dos Representantes deverá ficar sob o comando da maioria do Partido Republicano, que faz oposição a Obama.

No discurso da vitória, Obama manteve o fervor ao dizer: “Nós somos maiores do que a soma das nossas ambições individuais. E nós somos mais do que um mapa com estados vermelhos e azuis. Nós somos e para sempre seremos os Estados Unidos da América”. A expressão de um político totalitário e vencedor.

Uma Resposta para “A reeleição de Obama”

Deixe um comentário