Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A prática política do século XXI

Uma pesquisa do IBOPE, divulgada em julho de 2013, revelou que 29% dos brasileiros confiavam no Congresso Nacional. Corpo de Bombeiros, Igreja e Forças Armadas eram as instituições que obtinham maior porcentual de confiança da sociedade brasileira. Entretanto, o reduzido porcentual de confiança do Congresso Nacional assusta já que o sistema político brasileiro é uma democracia representativa. No entanto, tais dados não nos causam surpresa.

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) realizou, na cidade do Recife, em junho de 2013, uma pesquisa e revelou que 89,8% acreditam que os políticos são corruptos em sua maioria. Vejam, são os políticos que integram o Parlamento e são eles que, teoricamente, representam a população brasileira junto ao Governo. Porém, as pesquisas atestam que a população não confia no Parlamento e nos políticos.

Após as manifestações ocorridas em junho deste ano, criou-se a expectativa de que o Congresso Nacional iria reagir aos protestos, ou melhor: acreditamos que os políticos mudariam as suas práticas e, por consequência, a imagem do Parlamento. Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, fizeram esta opção. Diversos parlamentares também. Entretanto, na última semana de agosto deste ano, a Câmara Federal fez uma escolha que inibiu qualquer tipo de reação favorável da opinião pública ao desempenho do Parlamento e dos políticos.

Em 28/08/2013, parte dos deputados federais optou por não cassar o mandato do deputado federal Natan Donadon. É possível que, diante de tal notícia, alguém tenha argumentado que os deputados acataram a defesa de Donadon. Argumento plausível, caso o parlamentar não tivesse sido condenado pela última instância judiciária do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), e não estivesse cumprindo a pena determinada no sistema prisional.

O que motivou os deputados a não cassar Donadon? Esta é a pergunta chave para uma pesquisa nos âmbitos da Psicologia, da Ciência Política e da Sociologia. O corporativismo pode ser uma causa relevante – neste caso, os parlamentares não ficaram confortáveis em cassar um colega do Parlamento. É possível, também, que a atitude tenha sido articulada com o objetivo de criar precedentes para que outros deputados, quando na iminência de serem julgados, não sejam condenados com a perda o mandato. As possibilidades de explicação são diversas.

Neste instante, diante do fato já consumado, recomendo que os políticos se preocupem com a opinião pública. Não se pode desprezar as reações dos eleitores. A prática política do século XXI, diante do advento das redes sociais e da pluralidade de órgãos de comunicação presentes no Brasil, não pode ser caracterizada pelo forte clientelismo, corporativismo e patrimonialismo. Políticos sábios e modernos não relutam em escutar a voz das ruas. A prática política no século XXI se caracteriza pela transparência e pelo respeito às demandas do eleitor.

Uma Resposta para “A prática política do século XXI”

Deixe um comentário