Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A mortalidade infantil e suas causas

Um dos indicadores de desenvolvimento dos países está ligado diretamente a redução da taxa de mortalidade infantil. No Brasil, esse número foi reduzido em 75% em pouco mais de 20 anos. Isso significa dizer que, se em 1990 tínhamos 52 mortes de crianças a cada mil nascidos vivos, em 2012, esse numero foi de 13 mortes a cada mil nascidos vivos. Vale salientar que, reduzir a mortalidade infantil é um dos oito Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento, estabelecidos pela comunidade internacional em 2000.

Não é novidade que a ausência de acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental estão entre as causas da mortalidade. Entretanto, e de acordo com estudo publicado recentemente pelo Estadão Dados, o analfabetismo dos pais é a principal causa da mortalidade infantil.

É indiscutível que a ausência de saneamento básico, por exemplo, provoca a contaminação da água e dos alimentos, podendo desencadear doenças como a hepatite A, cólera e diarreia, que figuram entre causas da mortalidade infantil. No entanto, essas doenças são facilmente curáveis quando a população é instruída sobre como identificar e tratar tais enfermidades.

Os níveis de redução atingidos no Brasil são favoráveis e estão dentro das metas estimadas. Contudo, ao observamos países de economia desenvolvida, a mortalidade infantil atinge índices muito baixos, alguns deles registram médias inferiores a 3 mortes para cada mil nascidos, como o Japão, Islândia, Suécia, Noruega e Cingapura. Vale lembrar que nestes mesmos países temos altos índices na área de educação.

Segundo a Organização das Nações Unidas, ainda estamos no 97º lugar no ranking mundial de mortalidade infantil, bem distante de países como a China, que apresenta 1,89 mortes por 1.000 nascidos vivos, e do Chile, que está em 47º lugar com apenas 6,54 mortes. Em último lugar no ranking estão a República Democrática do Congo (112,2) e Serra Leoa (121,9).

Voltando ao Brasil, nada mata mais as nossas crianças do que a ignorância. O impacto da alfabetização de adultos sobre a mortalidade de crianças é duas vezes maior do que o da pobreza. Em termos claros, a casa pode não ter água ou saneamento básico, mas, se os pais tiverem um pouco de educação, conseguem fazer o pré-natal dos filhos e mantê-los com as vacinas em dia, além de tratar a desidratação decorrente da diarreia, e outras ações simples.

Mais uma vez voltamos à importância da educação para o desenvolvimento do nosso País. Tanto nas áreas de economia, política ou saúde, a educação é a resposta para muitas mudanças. Investir em educação é necessário, primordial e imprescindível.

Deixe um comentário