Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A inclusão digital no Brasil

Nos últimos anos a inclusão digital passou a ser um indicador importante no quadro de desenvolvimento de qualquer país. A partir da segunda metade dos anos 90, a sociedade brasileira assistiu a uma notável expansão do uso da internet e dos telefones celulares. Inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da informação, visando a inclusão de todos na sociedade da informação. Contudo, inclusão digital é também simplificar as atividades, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um indivíduo incluído digitalmente é aquele que usa desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

Deixemos claro que, para que a inclusão digital aconteça, é preciso três instrumentos básicos: computador, acesso à internet e domínio dessas ferramentas, já que, não basta apenas o cidadão possuir um computador conectado à internet para ser considerado um incluído digital. Em 2011, a Maplecroft – consultoria voltada a analisar riscos e a reputação de governos e empresas – publicou um estudo que mediu o índice de inclusão digital em 186 países, e classificou o Brasil entre os países com “médio risco”. Isso significa que apenas uma parcela da população brasileira tem acesso aos recursos para inclusão digital.

A desigualdade na distribuição de renda é, sem dúvidas, um fator decisivo para o Brasil quando comparado com os outros países do mundo. Dentro dessa realidade, o Brasil vem buscando desenvolver ações visando à inclusão digital como parte da visão de sociedade inclusiva, principalmente com os idosos, pessoas com deficiência, população de zonas de difícil acesso.

A grande dificuldade é compreender que a inclusão digital não é somente aumentar as vendas de computadores, ensinar as pessoas a acessarem as redes sociais ou permitir que em cada esquina tenha uma lan house. Claro que isso também faz parte, entretanto, a inclusão digital está ligada a adoção de uma nova cultura na utilização dos computadores e da internet.

Recentemente, o Brasil apareceu na 72ª colocação em um ranking da Fundação Getúlio Vargas que avalia a inclusão digital em 150 países. O estudo mostrou que 51,2% da população brasileira têm computador em casa, telefone celular ou fixo e acesso à internet, mas não necessariamente todos juntos. Esse porcentual está acima da média global dos países avaliados, que foi de 49,1%, nada obstante, esses números não significam que os brasileiros estão incluídos digitalmente.

É preciso incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, de criação e exposição de ideias inovadoras, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas, entre tantas outras possibilidades que até hoje são muito mal exploradas. Os brasileiros precisam entender que o computador e a internet não são apenas ferramentas para acessar sites de bate-papo e visualizar pornografia, mas sim ferramentas capazes de melhorar a qualidade de vida de todos nós, expandindo a visão de mundo e conectando diversas culturas.

Deixe um comentário