Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A Era Lula

A solidão dos últimos dias de poder parece não abater Luiz Inácio Lula da Silva. Com mais de 80% de aprovação popular, o presidente descerá a rampa do planalto na cerimônia de transmissão de posse com a dignidade de um governante que respeitou as instituições democráticas e conquistou a posição de um líder carismático numa concepção weberina, tamanha a capacidade de exercer influência e liderança sobre a população.

Nos últimos 21 anos, desde a redemocratização do Brasil, Lula protagonizou todas as eleições e agora, numa decisão acertada, recusou qualquer projeto de terceiro mandato, deixando o poder como um mito, respeitando a alternância política tão crucial para a democracia.
A Era Lula possibilitou ao Brasil diversas conquistas, cujas bases foram construídas no governo de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. São ações meritórias do governo do peessedebista as privatizações, o controle do gasto público, a negociação das dívidas dos estados, a ampliação do Ensino Superior privado, a abertura do mercado, o fim dos monopólios e a criação das agências reguladoras, além da estabilidade econômica conquistada pelo Plano Real, com FHC como ministro da Fazendo do governo Itamar Franco.

O presidente Lula, antes de ser eleito, assumiu, através da Carta aos Brasileiros, o compromisso de manter as ações meritórias do governo FHC, em particular, as conquistas no âmbito econômico. Lula foi forte diante da pressão de diversos militantes do PT e optou por governar respeitando o alicerce já construído.

Sob os olhares desconfiados do mercado e da sociedade, Lula iniciou seu primeiro governo. Aos poucos, mostrou aos brasileiros o seu jeito de governar, seu modo simples de falar, e a forma como projetou sua própria trajetória de vida como motivador para contribuir com a ascensão social da população dos grotões do País.

Ao ampliar o Bolsa Família, o presidente Lula fez com que muitos brasileiros adquirissem renda. O programa social possibilitou que a economia fosse ativada em diversos municípios do Nordeste. Vários estabelecimentos comerciais surgiram em razão dos novos consumidores que brotaram em virtude dessa nova renda. Porém, o Bolsa Família precisa proporcionar a contínua mobilidade social. Por isso a sua concessão deve estar atrelada ao desempenho escolar dos filhos das famílias beneficiadas.

A oferta de crédito e a estabilidade monetária registrada no governo petista possibilitaram o aumento do consumo. A recuperação do valor do salário mínimo contribuiu para a inserção de milhões de indivíduos na classe C. A Era Lula fez com que milhões de brasileiros descobrissem o paraíso do bem-estar econômico.

A diplomacia do governo Lula foi exercida com independência e pragmatismo. Embora, em alguns instantes, o presidente tenha optado por não criticar ditadores. Lula chamou a atenção dos Estados Unidos ao procurar se relacionar com países em desenvolvimento, projetando-o mundialmente. Ao procurar países da África, além da Índia e da China para construir fortes laços comerciais, o governante brasileiro mostrou que relações econômicas precisam ser realizadas com todas as nações.

Lula termina o mandato como o político mais popular da história republicana brasileira. Protagonista da vitória de Dilma, Lula deixará uma benéfica herança a nova presidente, cujo o maior desafio será honrar no âmbito da gestão governamental a contribuição que Lula deu ao seu sucesso eleitoral.

Uma Resposta para “A Era Lula”

Deixe um comentário