Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A economia verde e suas possibilidades

Encerrada a conferência Rio+20, vários assuntos, até então esquecidos, voltaram a ser questionados e por vezes tem se tornado tema de debates. No documento oficial daConferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominado “O Futuro Que Queremos”, a utilização da economia verde aparece como alternativa para retirar milhões de pessoas do nível da pobreza e mudar o sustento de cerca de 1,3 bilhões, que ganham apenas R$ 2,58 por dia.

Diante disso se faz necessário entender, em primeiro lugar, o que seria a economia verde e seus benefícios. Economia verde, como já comentamos em texto anterior, é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de desenvolvimento sustentável. Constitui, ainda, um organismo para a aplicação de políticas e programas com objetivo de fortalecer os compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU.

O conceito base da Economia Verde é que os processos produtivos da sociedade e as transações que resultam deles, devem contribuir, cada vez mais, para um desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. Em virtude disto, torna-se indispensável a redução das desigualdades, sendo este, o principal princípio resultante da teoria.

Junto com inovação, a redução de desigualdades foi a resposta mais apontadas no caminho para atingir uma economia verde satisfatória. Porém, a discussão da redução das desigualdades esbarra em como as atividades e programas com este propósito devem ser adequados para atender as diferentes realidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Como pensar em economia verde no Brasil, se grande parte da população ainda vive sem saneamento básico e sem qualidade de vida? Para que haja, de fato, uma economia verde, investimentos públicos e privados devem ser estimulados através do aumento da renda e das vagas de trabalho, visto que ao diminuir a poluição, aumentar a eficiência energética e prevenir perdas de biodiversidade, estamos mantendo, aprimorando e reconstruindo bens naturais como um bem econômico e, também, como fonte de benefícios, principalmente para a população de baixa renda, que, ainda hoje, retira o sustento familiar da natureza.

A utilização da economia verde deve promover a geração de empregos, a inovação tecnológica, a ciência, a inclusão social e a conservação dos recursos naturais. Jargões como ecodesenvolvimento, sustentabilidade, economia sustentável, inclusiva e solidária possuem definições variadas, muitas vezes ambíguas e imprecisas.

Assim, mais importante que a definição de cada termo individualmente, é saber de que todos eles resumem ideias para chamar a atenção da opinião pública e dos especialistas para a necessidade de tornar os processos de desenvolvimento e os instrumentos econômicos em ferramentas de promoção da igualdade social e da erradicação da pobreza. Prezando pelo respeito aos direitos humanos e sociais, além da conservação e uso sustentável dos recursos naturais, por inúmeras vezes já comprovados como finitos.

Deixe um comentário