A dimensão do presidente Lula
A popularidade do presidente Lula no Brasil exige estudo sociológico. Aliás, as ciências sociais deveriam se preocupar com os motivos que fazem com que a administração do presidente tenha alta popularidade. Friso que a popularidade da sua administração está associada à sua imagem. Isto é: a imagem do presidente Lula provoca, além de outros fatores, a alta popularidade da sua administração.
No mês de novembro, o Instituto Mauricio de Nassau (IMN), o qual presido, realizou pesquisa eleitoral em Pernambuco. A pesquisa revelou que a administração do presidente Lula tem a aprovação de 85% (ótimo/bom) dos pernambucanos. Na região do São Francisco, a administração petista obtém 90% de aprovação. Em vários estados do Nordeste, a gestão do presidente Lula tem aprovação semelhante à de Pernambuco. Recente pesquisa do Instituto Datafolha mostra que o governo Lula tem 67% (ótimo/bom) de aprovação no Brasil.
A economia brasileira, antes da crise, cresceu. Crédito foi oferecido, inclusive, a oferta deste possibilitou que a sociedade brasileira não sofresse tanto com a recente crise econômica. O programa Bolsa Família alcança mais de 11 milhões de famílias, principalmente no Nordeste. Este programa é importante, pois contribuiu para diminuir a desigualdade social, como também para incluir indivíduos no mercado consumidor.
É significativo lembrar que no governo Lula a diplomacia brasileira ganhou visibilidade. Não pretendo neste espaço emitir opinião quanto às decisões do presidente Lula no âmbito internacional. Mas reconheço que ele mostrou o Brasil ao mundo. Registro que a diplomacia brasileira no governo Lula criou no brasileiro o sentimento de “nós somos também grandes”.
O crescimento econômico, o Bolsa Família, o Prouni, a oferta de crédito, a diminuição da desigualdade social e a diplomacia brasileira são causas objetivas as quais motivam que a administração do presidente Lula obtenha alto índice de aprovação. Contudo, certamente, existem causas subjetivas que também permitem que a imagem de Lula colabore para a aprovação da sua administração.
Lula fala a língua do povo e é por isto que ele conquista tantos adeptos. Esta afirmação está presente no senso comum. Carece de prova científica esta assertiva. Mas é uma hipótese plausível. O ator político ao falar a língua do povo, seguramente, é mais bem entendido. E Lula – não sei se ele faz uso de pesquisas de opinião antes de se pronunciar – diz o que a população quer ouvir.
A história de vida do presidente também é outra variável importante. Nestes últimos 15 anos, a classe C cresceu. As classes D e E diminuíram. A mobilidade social ascendente que atingiu milhões de brasileiros, independente de para qual classe eles foram, certamente contribuiu para que o presidente Lula conquistasse alta aprovação. Neste caso, milhões de brasileiros se identificam com a história do presidente Lula, já que o presidente “veio de baixo” assim como milhões de outros brasileiros.
Pesquisa do IMN indagou os pernambucanos quanto ao desejo de assistir ao filme “Lula: o Filho do Brasil”. 82% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir ao filme. Constato, então, que em razão da película contar a história do presidente Lula, os pernambucanos têm o interesse de assistir ao filme.
Reconheço a dimensão nacional e internacional do presidente Lula. Ele é um líder. Um líder que está acima do PT. Acima de qualquer partido. Um líder que se fez líder através da perseverança, do diálogo, da sua história de vida e de ações meritórias do seu governo. Ressalto que Lula não só conquistou milhões de brasileiros, mas também admiradores em diversas partes do mundo.