Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A crise nos planos de saúde

O Brasil tem, atualmente, mais de 1.016 operadoras e mais de 22 mil produtos diferentes de planos de saúde. Tais empresas atendem quase 50 milhões de usuários. A grande maioria desses beneficiários, cerca de 30 milhões, possuem convênios empresariais, oferecidos pelos empregadores.

O mercado dos planos de saúde segue, ou deveria seguir, uma rigorosa legislação, fiscalizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Porém, o que se vê é um caos nos atendimentos médicos prestados aos usuários. São hospitais lotados, poucos médicos e, por vezes, atendimentos mal realizados e que colocam a vida dos pacientes em risco. A falta de qualidade no atendimento médico não se restringe apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2011, a ANS avaliou os planos de saúde brasileiros e o resultado não foi satisfatório. Cerca de 20 milhões de brasileiros tiveram planos considerados ruins ou medianos quando avaliadas a qualidade da assistência prestada, estrutura de atendimento oferecida, situação econômico-financeira e o atendimento. Esse número representa cerca de 45% dos usuários no Brasil.

Para ilustrar esse quadro, basta saber que de janeiro a junho de 2012 foram registradas quase oito mil reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para atendimento para consultas, exames e cirurgias. Prazos estes registrados na resolução normativa número 259 da ANS e que está em vigor desde dezembro do ano passado.

Na tentativa de melhorar a qualidade de serviços prestados, a ANS suspendeu 268 planos de saúde, produtos de 37 operadoras, até readequação dos planos às exigências. Além disso, as operadoras que descumprirem a medida serão multadas. Uma atitude que demonstra respeito aos usuários e postura que, sem dúvidas, deve ser mantida em prol de um bem maior: a qualidade de atendimento.

Somos uma economia ascendente. E o aumento do poder aquisitivo leva os consumidores a buscarem produtos que visam melhorar a qualidade de vida. Sem dúvidas, o principal problema dos planos está na falta de leitos hospitalares. O número de consumidores e de prestadoras de serviço aumentou, porém, o número de hospitais para atendimento continuou o mesmo. A verdade é que os planos querem ganhar muito sem se preocupar com a qualidade do atendimento.

Cabe a nós, clientes, exigir um atendimento rápido e eficiente das operadoras de saúde, afinal, a opção pelo plano privado é, na maioria das vezes, em busca de qualidade melhor no atendimento e essa relação de troca fica clara através dos valores pagos às operadoras, muitas vezes abusivos. E quando essas mínimas condições não são atendidas, devemos, sim, continuar reportando a ANS para que a saúde não se torne apenas um mercado sem capacidade e qualidade de suprir os usuários.

Uma Resposta para “A crise nos planos de saúde”

  • Prezado Janguiê,

    Muito lúcido o seu texto sobre a realidade da Saúde Suplementar brasileira, com o título “A crise nos planos de saúde”. É muito preocupante, de fato, saber que cerca de 40% dos usuários têm problemas sérios de atendimento, quando necessitam. Oxalá que a ANS continue regulando com vigor esse setor vital.

Deixe um comentário