Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A Coreia do Norte e as ameaças ao mundo

O mundo foi surpreendido, nas últimas semanas, pelas fortes ameaças da comunista Coreia do Norte aos Estados Unidos da América, principalmente pelo país ter incluído a utilização de armas nucleares nas intimidações.

Não é novidade que a República Democrática Popular da Coreia, vive um “estado de guerra” com a Coreia do Sul, que é aliada dos Estados Unidos. A título de esclarecimento, a partir de 1958, no contexto da guerra fria e das relações marcadas por múltiplos incidentes e confrontos sangrentos entre norte e sul-coreanos, os Estados Unidos instalaram armas dotadas de ogivas nucleares na Coreia do Sul e apontadas para a Coreia do Norte. Essas armas só começaram a ser retiradas quase vinte anos depois e o processo só se completou em dezembro de 1991, o que aparentemente incitou a Coreia do Norte a obter armas nucleares.

Para entendermos a preocupação de vários países, basta saber que as forças armadas da Coreia do Norte são o 5º maior exército do mundo, composto por mais de 1 milhão de militares da ativa e outros 4,7 milhões na reserva. Este número é quase duas vezes maior que o da Coreia do Sul, que possui 687 mil na ativa, além de 4,5 milhões na reserva. Além disso, as forças norte-coreanas possuem uma quantidade estimada de 3.500 carros de combate, 3.000 veículos blindados e tanques leves, e mais de 10 mil peças pesadas de artilharia, o suficiente para causar grandes estragos em uma suposta guerra.
Em resposta às ameaças norte-coreanas, os EUA já reforçaram o sistema antimísseis no Pacífico e declararam estar preparados para enfrentar qualquer ameaça, inclusive utilizando capacidade nuclear. Tal discussão entre os países iniciou-se com a interferência da ONU no programa de enriquecimento de urânio e que significa uma provável produção de armas nucleares pelo país. É quase comprovado que a Coreia do Norte detenha seis ou sete ogivas nucleares funcionais.

Disputa por poder ou apenas uma forma de mostrar soberania. Não importa. A postura adotada pela Coreia do Norte deixou o mundo em alerta. Contudo, para os especialistas, o arsenal nuclear norte-coreano ainda não representa uma ameaça para os Estados Unidos. E a explicação é simples: armas nucleares não são eficazes a menos que sejam capazes de chegar ao seu alvo. O que significa dizer que a Coreia do Norte ainda não desenvolveu um míssil capaz de atravessar um longo trajeto e atingir os Estados Unidos.

Ameaças reais ou não, algumas potências militares mundiais já começaram a se manifestar sobre o fato, como o Reino Unido e a Rússia, que acusou a Coreia do Norte de “desprezo inaceitável” pelas resoluções da ONU e que deixou claro que, desta forma, a Coreia só estaria complicando as chances de dar prosseguimento às negociações internacionais para diminuir as tensões.

Neste momento, cabe ao Brasil manter a postura neutra em relação aos conflitos e a todos nós resta torcer para que essas ameaças não passem de palavras. Para o bem de todas as nações.

Deixe um comentário