Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A coragem e a visão de Itamar Franco

Itamar Franco foi um presidente da República corajoso e visionário ao acreditar na proposta do Plano Real. A notícia de que havia falecido um dos grandes colaboradores da estabilização da economia brasileira causou comoção em diversas esferas da política nacional. Ao velório, neste domingo, compareceram inclusive a presidenta Dilma Rousseff e o também ex- presidente Lula, ambos filiados a partidos de oposição, mas que reconhecem a importância da gestão de Itamar para o desenvolvimento do País.

O Plano Real, lançado em janeiro de 1994, passou a vigorar em 1º de julho do mesmo ano. Na época em que assumiu o governo, o então suplente de Fernando Collor se deparou com uma grave crise econômica, na qual a inflação atingiu espantosos 1.100%. O cenário político enfrentado por Itamar estava desgastado devido às denúncias de corrupção e o consequente empeachment do seu antecessor. Entre as mudanças definidas estava a substituição do plano econômico corrente, o Cruzeiro Real.

Considerado dono de um comportamento irretocável, Itamar Franco levou bem mais que seu “jeito mineiro” ao Palácio do Planalto. Trocou ministros e delegou cargos de confiança às bancadas mineiras, formando uma equipe que acabou apelidada de “república do pão de queijo”. As medidas foram das críticas ao sucesso e contribuíram de forma decisiva para a estabilidade econômica no País.

Um homem vencedor foi Itamar Franco, que faleceu aos 81, após brava luta contra a leucemia. Seus êxitos, porém, já estão eternizados na história brasileira.

Deixe um comentário