Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A confiança no Parlamento

São fartas as informações na imprensa acerca do Parlamento Brasileiro. Infelizmente, é particularmente triste constatar que, quase sempre, as notícias publicadas retratam uma instituição cujas atitudes são contrárias aos anseios da população brasileira – clientelismo, nepotismo, apadrinhamento, reajustes salariais diferenciados das outras categorias, falta de autonomia ou quase submissão ao Poder Executivo e etc.

O parlamento brasileiro, que completa 190 anos, é mais antigo que a própria República. Entretanto, apesar de tanta história, raras são as notícias positivas provenientes daquela casa, tais como extinção do Auxílio Paletó, criação do Portal da Transparência, aprovação do projeto de Lei da Ficha Limpa, que orgulham o cidadão brasileiro.

É particularmente alegre registrar que felizmente temos um outro “quase poder”que fiscaliza o nosso parlamento: a imprensa. Se não fosse pela forte fiscalização desta, a democracia brasileira correria sério risco, pois o princípio da transparência, que deve ser regra, certamente seria exceção.

Por outro lado, é pesaroso observar que mesmo existindo no Brasil uma imprensa plural, ativa e sem censuras, não é raro as instituições públicas que ainda desviam do seu norte, do seu prumo. E é para combater essas práticas que a imprensa nacional vem trabalhando, junto com os cidadãos, para preservar a observância da transparência política.

Nas ruas e de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), realizada entre os dias 1 e 2 de abril na cidade do Recife, 54% dos entrevistados acreditam que a Câmara Municipal do Recife, através dos seus vereadores, contribui para melhorar a vida das pessoas na cidade. Ademais, 59% afirmam que os deputados estaduais colaboram para melhorar a vida dos pernambucanos. Igual resultado é atribuído ao papel dos deputados federais na melhoria da vida dos brasileiros.

Surpreendente? Não. Afinal, este é o papel dos políticos em qualquer democracia: representar o povo. O problema está na distância e na falta de conhecimento do papel dos políticos que acabam agravando essa relação entre o cidadão e o Congresso Nacional. Para se ter uma ideia, em sondagem feita pela Câmara dos Deputados, mais de 20% dos brasileiros ouvidos não lembram quem são seus representantes.

O Parlamento brasileiro já foi uma casa elitista. Hoje, este não é mais o seu papel. As comissões, audiências públicas, frentes parlamentares, projetos de lei, propostas de emenda à constituição e votações de orçamento são alguns dos elementos que integram hoje o cotidiano desse poder legislativo, que, não podemos esquecer, foi criado para representar o povo em sua totalidade.

Deixe um comentário