Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A catarse alienante da classe média

O cidadão sai de casa logo cedo e, com um jornal em baixo do braço, segue para a parada de ônibus mais próxima. A situação é a mesma, mas as circunstâncias mudaram. Ao invés dos classificados de emprego, a publicação é um edital de abertura de vagas públicas. Já o destino não é mais a entrevista em uma empresa, e sim a sala de aula de um curso preparatório para concurso. No país onde cerca de 10% da população das principais capitais está desempregada – o que corresponde a quase 2,5 milhões de pessoas, o equivalente à população de Salvador -, a indústria do concurso público prospera, com a expectativa de abertura de dezenas de milhares de vagas.

O fenômeno acaba repercutindo na rede privada de educação, com a proliferação de cursinhos pré-concursos, como uma forma de atender à grande demanda e de driblar a crise, que se instalou no setor após um longo período de crescimento, alimentado, principalmente, pelo descrédito da população no ensino público e de sua precariedade. A maioria das escolas da rede privada teve seu zênite nas três últimas décadas, em decorrência do fracasso da Reforma Jarbas Passarinho, que, no período do governo militar, pretendia universalizar o ensino técnico nas escolas públicas brasileiras, com o intuito de formar e qualificar a futura massa trabalhadora do então crescente setor industrial, no período conhecido como milagre brasileiro.

A incapacidade financiadora do estado neste período histórico, somado à incompetência na gerência dos recursos já existentes, ocasionou o início do sucateamento da rede pública de ensino, como, infelizmente, ainda hoje, pode-se observar. No entanto, com o empobrecimento da classe média, por falta de opção, a escola pública retorna ao foco dos interesses dos pais dos alunos. Com a debandada de estudantes, a saída para boa parte dos empresários do setor educacional tem sido a criação de cursinhos voltados ao treinamento de candidatos a vagas no funcionalismo público. Esta demanda, aliás, representa outra face da crise econômica nacional, derivada da quebradeira generalizada de milhares de empresas nos mais variados setores produtivos, dando a impressão ao trabalhador que não existe vida digna além das mamas do Grande Leviatã.

Graças a esse fenômeno, estudantes que poderiam, após concluírem seus cursos, iniciar empreendimentos independentes para ajudar o país a reduzir os efeitos da chaga do desemprego, ao contrário, sonham com as vantagens dos salários das burocracias públicas e de sua desejável estabilidade empregatícia, um eufemismo para emprego vitalício e sem riscos.

Não se trata aqui de querer recriminar a opção pelas autarquias estatais, que são necessárias, diga-se de passagem, e que necessitam de mão de obra qualificada para que consigam otimizar seus serviços. Contudo, é de empreendedores, e não de concursandos que o país mais carece neste momento e é para o setor produtivo e independente que se deve voltar também o esforço educacional, tanto técnico quanto humanístico. Muito da responsabilidade sobre o grande número de fechamento de empresas no país – não obstante todos os problemas de ordem tributária, trabalhista e de insegurança institucional – deve-se à leiguisse administrativa de seus gestores.

É de envergonhar a catarse alienante pelo qual, passivamente, se deixa ser acometida a classe média brasileira. Entorpecida pela nova onda de concursos públicos, esta vislumbra servir a quem, contraditoriamente, suprime as suas liberdades, dando-lhe desemprego e desamparo em troca de sua última gota de suor.

2 Respostas para “A catarse alienante da classe média”

  • Milton Pimenta:

    O artigo, com certeza, é da cepa de um admirador de fundamentos científicos.

    Certamente que o aspecto abordado (educação tecnológica) é um, entre dezenas de outros, que compõe s orquestra de equívocos da política educacional brasileira.

    Noutra oportunidade farei um comentário sobre a questão da qualidade da educação básica. Ela não me ocupa ou preocupa. Penso até que por trás dela se esconde a má vontade para a real solução de mazelas, também,sociais.

  • sergio lima:

    Janguie, vamos considerar que essa alienação foi produzida por um país que passou 25 anos sem um crescimento economico sustentável e isso tornou o empreendedorismo arriscado.
    A alta carga tributária, a burocracia e a excessiva regulamentação tornaram o ato de empreender quase uma aventura irresponsável, a classe média apenas dança a música que está tocando.

Deixe um comentário