Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A aliança Eduardo e Marina

A corrida presidencial brasileira começa, definitivamente, a tomar rumo. Se a atual presidenta, Dilma Rousseff, será a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) a reeleição, as outras legendas importantes do país começam a articular suas coligações e seus candidatos. Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) é o nome mais provável do partido, que anunciou recentemente a filiação da ex-senadora, Marina Silva.

Para surpresa de muitos e depois de alguns meses de muita conversa, após o fracasso no registro do seu partido, a Rede Sustentabilidade, Marina Silva se aliou ao governador mais bem avaliado do país para concorrer as eleições de 2014. Mesmo sem confirmar sua candidatura à presidência, com o anúncio da aliança, Eduardo, que em pesquisas do Datafolha, do início de agosto, tinha apenas 8% de intenções de votos, atingiu 15%, contra 42% de Dilma Rousseff e 21% de Aécio Neves.

De fato, apesar do belo trabalho feito em Pernambuco, Eduardo Campos ainda não é nacionalmente conhecido. No entanto, ele sempre teve o perfil de articulador político e esta qualidade foi reconhecida ainda durante o governo Lula. A coligação do governador conta com 14 partidos, e a administração de Pernambuco conta com os aliados que o ajudaram na eleição de 2006 e na reeleição em 2010. Além disso, é inegável que as estratégias de restabelecer as relações com grandes nomes da política local e nacional, como Jarbas Vasconcelos, fazem diferença na corrida presidencial.

Voltando a aliança Campos e Marina, a decisão da ex-senadora se deu depois do convite recebido por oito legendas e de analises centradas no PSB e no PPS devido a dois fatores: as duas legendas têm integrantes e atuação relativamente similar às pretendidas pela Rede Sustentabilidade e por ambos terem estruturas nacionais e estaduais. Não menos importante, Marina Silva não poderia ficar sem partido, correndo o risco passar 4 anos longe da política e ser esquecida pelos eleitores.

Já Campos encerra seu mandato como governador de Pernambuco em 2014 como o mais bem avaliado do país. Aceito pela grande maioria dos pernambucanos, os investimentos feitos pelo governo foram claros e é evidente que mudaram a cara do Estado. Almejando a presidência do Brasil, este é o momento de Eduardo se fazer conhecido no país, desafiando a política do PT com novas ideias.

A aliança de Eduardo e Marina chega para movimentar a política nacional e porque não dizer que ela tem potencial para incentivar a população a querer mudanças, já que a sociedade está descrente e farto de maus exemplos dos parlamentares corruptos e impunes. A partir de agora, espera-se ansiosamente a confirmação da chapa presidencial Eduardo-Marina, que só deve acontecer em meados de 2014. Só então saberemos qual será a postura adotada por ambos na corrida presidencial. No entanto, se levarmos em consideração o histórico dos dois políticos, o PT terá muito trabalho com a oposição.

Deixe um comentário