Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A agenda do século XXI

A propaganda política obrigatória na TV e rádio deveria ser um espaço para a discussão de ideias, mas ao invés disso somos persuadidos por guias que recorrem à emoção para conquistar nosso voto. A população é seduzida por música, retórica e belas imagens. As propostas de governo, que deveriam ser os principais determinantes para a escolha do candidato, ficam em segundo plano.

Com tantos elementos afetivos, as campanhas políticas e seus marqueteiros poderiam concorrer ao Leão de Ouro de Cannes. Mas não precisamos de mais espetáculos midiáticos. Precisamos de uma agenda pública que atenda à demanda deste novo século. Desenvolvimento econômico atrelado à preservação do meio ambiente, reformas institucionais e mobilidade socioeconômica devem ser as prioridades dos novos governantes.

Para atender a estas demandas, o Estado brasileiro precisa sofrer choque de gestão, recorrendo a estratégias tão bem aplicadas pelas grandes corporações privadas, com projetos de desenvolvimento sustentável, valorização de pessoas, indicadores de desempenho e gestão de resultados.

É necessário que os servidores públicos sejam incentivos para prover e atender de modo eficiente à demanda social, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança. Não cabe mais o discurso simplista de que mais investimento resolve a oferta de serviços públicos. Novos arranjos institucionais precisam ser criados para incentivar o desempenho da máquina estatal.

Entre as reformas institucionais, a reforma previdenciária é a que se faz mais urgente. A queda na taxa de fecundidade e o envelhecimento da população revelam que estamos nos trilhos do desenvolvimento, mas estes avanços sociais trazem consigo desafios para o gerenciamento do sistema previdenciário. Cresce o número de aposentados e o número de pessoas ativas contribuindo com o INSS não avança na mesma velocidade. Antes que o desequilíbrio dos gastos fuja ao controle, é preciso reformar sistema.

É impossível pensar o Brasil do futuro sem considerar os temas abordados. Na decisão do voto, vamos dar lugar à razão ao invés de deixarmos ser levados pela emoção das propagandas. O País que desejamos se construí com propostas reais. O resto é cinema.

Uma Resposta para “A agenda do século XXI”

Deixe um comentário