Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A agenda das reformas

Nova presidente, nova bancada parlamentar e um desafio antigo: o desengavetamento das reformas. Na necessidade da transformação do estado brasileiro reside a maior expectativa para os novos mandatos do executivo e legislativo no período de 2011-1014, com a construção de novos arranjos institucionais e da criação de instrumentos que oxigenem a atividade produtiva brasileira.

A realização dessas reformas não consiste em tarefa fácil. Os diversos interesses em jogo exigem um bom diálogo da presidente eleita com o Congresso. Essa necessidade de negociação e a oportunidade de diversos atores apresentarem suas ideias ao parlamento revelam o avanço da democracia brasileira nos últimos 20 anos. O desafio agora é superarmos os estágios de desenvolvimento com a consolidação de um Estado eficiente construído a partir de reformas, a presença de maior igualdade de oportunidades, a inexistência do medo na sociedade e um setor produtivo operante.

Vários países realizaram, recentemente, suas reformas. Cuba, ditadura socialista, decidiu diminuir os custos das despesas do Estado e incentivar o comércio interno. A Inglaterra anunciou um gigantesco corte de despesas, o qual não discrimina ninguém. O Peru realizou privatizações e buscou acordos comerciais. E o que fará o Brasil em 2011?

O Brasil avançou socioeconomicamente nos períodos de FHC e Lula. Ambos deram as suas contribuições ao País. Mas falta mais. Os parlamentares e a equipe da nova presidente não devem temer em discutir a reforma trabalhista. A carga de impostos atrelada ao salário inibe, certamente, mais contratações. Não é oportuno debater redução de jornada de trabalho. É oportuno, sim, debater a desoneração de tributos na folha de pagamento.

Infelizmente, ainda permanece a dicotomia entre os que pregam a disciplina fiscal e os gastadores. Qualquer economia precisa dessa disciplina. Através dela a inflação é controlada, é possível reduzir juros e é viável investir mais. Mas investir em quê? Na infraestrutura do País. Portanto, urge a criação de elementos que possibilitem a diminuição radical dos gastos públicos com o custeio da máquina pública.

As reformas política e tributária são necessárias. E isto não é novidade. Mas por que elas não são realizadas? Através da reforma política, novas regras serão criadas, as quais aperfeiçoarão a representação parlamentar. A diminuição de tributos do setor produtivo é um incentivo para a produção. Países se desenvolvem socioeconomicamente através de um setor produtivo robusto. E a segurança pública? Precisamos de instituições eficientes na aplicação das regras. Tenho a esperança de que reformas sejam realizadas a partir do próximo ano. O Brasil precisa continuar a avançar.

Deixe um comentário