Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Maria, jovem inspiração para o nosso futuro

A caminhada de muitos quilômetros, a espera pela passagem da imagem, a disputa pela corda que leva a berlinda em direção à Praça Santuário, tudo em nome da fé, faz com que os paraenses cruzem suas vidas em outubro, levados por uma força maior divina, trazendo sentido a todo o sacrifício e dedicação. Este é o Círio de Nazaré. Como não se comover com a imagem da família em unidade ou pelo carro dos milagres levando a representação de esperança, mobilizando pessoas de todos os lugares, seguindo os ensinamentos de Maria, mulher inspiradora que acalenta o coração de um povo com a sua doce misericórdia, lírio mimoso do mais suave perfume. ‘Uma jovem chamada Maria’ nos remete a um futuro que deve ser trilhado pelo caminho da paz, sabedoria e esperança nos nossos jovens, perpetuando conhecimento e amor em Cristo.

Na trasladação, conhecida como a procissão dos jovens, e no segundo domingo de outubro, a data do grande dia, dedicamos nossas orações para a figura de Maria, entregando a ela todos os nossos projetos, sonhos e objetivos. Agradecemos pela família, amigos, trabalho e pelo dom da vida, mas acima de tudo, a devoção pela Virgem traz um sentimento de alegria em servi-la. Em meio à procissão, observando os romeiros na corda pedindo ou pagando por uma graça, não imaginamos o peso da cruz que cada um leva, mas nos reconhecemos em um só, em nome de nossa fé. Isso é devoção, isso é Círio outra vez!

As várias demonstrações, aliás, se dividem em doze romarias que ocorrem durante a festividade. Uma delas, a rodoviária, que faz o trajeto de Belém até Ananindeua, a família UNAMA tem a honra de recebê-la. As emoções se transformam em lágrimas de felicidade ao ver a Imagem peregrina, cheia de simbolismo de um povo mobilizado por um sentimento. A devoção em Nossa Senhora significa considerarmos o amor ao próximo sem qualquer preconceito, e que estejamos sempre em uma contínua renovação.

Como Maria, nós também apostamos e confiamos na juventude nessa missão. Deus continua a chamar e a confiar nos jovens para o caminho do conhecimento e pela luta em transformar as oportunidades em conquistas de sonhos, seguido por um caminho de lutas mas também de vitórias. Para isso, é preciso escutar o chamado de Maria, que se permita viver a experiência de se deixar levar pela fé.

No dia 14 de outubro o caminho é para Maria, para lutar por dias melhores, pela fé na igreja, por todos que passam em nosso caminho deixando ensinamentos, nos dando forças para seguir em frente, para que um dia possamos sentir a plenitude de estar aos braços da Virgem de Nazaré que nos cativa. Viva Nossa Senhora de Nazaré!

Deixe um comentário