Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Seminário especial – O papel da educação para fortalecimento do estado democrático

Discurso do diretor-presidente Janguiê Diniz

SENHORAS E SENHORES.

-É com grande satisfação que os recebemos neste seminário especial. Estamos aqui com o objetivo de debater o papel da educação para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Trata-se de uma pauta de extrema relevância, já que não existe verdadeira democracia sem uma população devidamente instruída e capacitada para exercer a cidadania em toda a sua plenitude.

-Não haveria tema mais oportuno para tratarmos nesta conjuntura. Este não só é o momento em que festejamos os 36 anos de fundação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a nossa ABMES. Estamos às vésperas do início de mais um processo eleitoral que vai definir os rumos da nação pelos próximos quatro anos, ocasião em que fica evidenciada a urgência do debate sobre aspectos como democracia, cidadania e ética.

-Desde sua fundação, em 1982, a ABMES, inspirada nos princípios constitucionais do direito à educação e à livre iniciativa, empenha seus esforços para garantir que todo brasileiro tenha assegurado não apenas o acesso à educação superior, mas a uma formação qualificada capaz de ampliar os horizontes, despertar o espírito crítico e difundir a consciência social, premissas fundamentais para a conversão de um indivíduo em cidadão.

-Ao longo dessa jornada, muitos desafios foram enfrentados, mas também foram diversas as conquistas alcançadas. Em 36 anos, dialogamos com distintos governos; atuamos de forma incisiva na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas para a área da educação; e vivenciamos cenários socioeconômicos diversos. No entanto, a despeito de corrente política ou de interesses individuais, a ABMES sempre pautou sua representação no fortalecimento do setor particular de educação superior, sem nunca perder de foco a responsabilidade social, intrínseca ao segmento de atuação das mantenedoras associadas.

-Os resultados não tardaram a aparecer e, hoje, somos a maior entidade representativa da educação superior no Brasil. Dialogamos com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário em nome das instituições que totalizam 87% das faculdades, centros universitários e universidades do país. Em nossos bancos escolares estão 79% dos estudantes de graduação brasileiros.

-Portanto, excelentíssima senhora ministra Cármen Lúcia e prezados acadêmicos Arnaldo Niskier e Marcos Vilaça. Não é exagero afirmar que, no Brasil, a educação superior é, essencialmente, particular. Nesse contexto, as instituições privadas contribuem de forma contundente para o progresso socioeconômico do país e para a transformação de vidas a partir das oportunidades que se abrem com uma graduação.

-Nesses 36 anos, a história da ABMES está intimamente ligada às principais conquistas do setor particular de educação superior, assim como o crescimento e o fortalecimento do setor impulsionaram a representatividade da Associação. Como em uma perfeita simbiose, temos caminhado lado a lado, nos sustentando na solidificação de um cenário de desenvolvimento que ultrapassa os muros das nossas instituições de educação superior.

-Essa trajetória exitosa não teria sido possível sem o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e colaboradores que, em algum momento das suas vidas, ajudaram a colocar os tijolos que hoje dão sustentação às bases da ABMES. Sob a liderança de Candido Mendes, Édson Franco e Gabriel Mario Rodrigues, cada pessoa foi decisiva para a consolidação da ABMES no que hoje ela representa.

-Também não posso deixar de fazer o devido reconhecimento à diretoria e à equipe técnica que estão conosco nesta nova etapa da caminhada que foi iniciada em maio de 2016, quando se iniciou a gestão atual. O comprometimento e a visão estratégica de cada um de vocês têm sido fundamentais para que possamos dar passos mais largos com toda a segurança necessária. Meu agradecimento especial a Débora Guerra, Celso Niskier e Daniel Castanho, nossos vice-presidentes, e também a Solon Caldas e toda sua equipe, que, assim como eu, estão empenhados em multiplicar por muitas vezes os atuais 36 anos de sucesso da ABMES.

SENHORAS E SENHORES.

-Há pouco mais de dois anos assumimos o desafio de manter a credibilidade e a incidência da Associação e, ao mesmo tempo, alçá-la a voos ainda mais altos. Para isso, colocamos em prática projetos que nos aproximam dos associados, que ultrapassam as linhas imaginárias das fronteiras que dividem o globo terrestre e que valorizam o papel da imprensa no fortalecimento da educação superior brasileira.

-Os resultados desse empenho estão no sucesso, por exemplo, das edições já realizadas do projeto ABMES Regional, que já passou por Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e agora em setembro estará em Belém; do ABMES Internacional, que estreou em 2017 na Rússia e em outubro a 2ª Delegação embarcará com destino a Israel; sem falar do Prêmio ABMES de Jornalismo, iniciado em 2017, e que em 2018 contou com cerca de 250 inscritos e, logo mais, à noite, premiaremos os 8 vencedores da 2ª edição. Mas, o maior legado desses 36 anos está nas conquistas diárias e nos incontáveis avanços para o setor que contribuem sobremaneira para o avanço do país tanto com relação a aspectos econômicos quanto sociais.

-Assim sendo, senhoras e senhores, o que temos construído ao longo de quase quatro décadas é uma história que passa por premissas como compromisso, seriedade e atenção às necessidades do setor e dos associados. Temos convicção de que, como a “jovem adulta” que somos, temos a maturidade e o conhecimento necessários para continuar conduzindo o setor da educação superior particular rumo ao crescimento global das instituições e à elevação dos níveis educacionais da nossa população.

-E, para laurear esse momento de celebração pelos 36 anos da ABMES, convidamos a todos para assistirem ao vídeo institucional da Associação.

EXIBIÇÃO DO VÍDEO INSTITUCIONAL

PARTE II

-Prezados e prezadas associadas, palestrantes e amigos.

-Ao mesmo tempo em que estamos aqui para celebrar os 36 anos da ABMES, o momento clama pela reflexão sobre o papel da educação para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

-Quando, ainda na Grécia antiga, os gregos criaram a democracia, a base do processo estava em fazer das crianças adultos capazes de entender o mundo e de nele agir de forma consciente. Desse modo, para os gregos não havia distinção entre ser educado e ser cidadão.

-Também na nossa Carta Magna temos a educação como um dos elementos primordiais do Estado Democrático, destinado a assegurar o pleno exercício dos direitos sociais e individuais de cada cidadão.

-A despeito disso, somos uma nação com quase 12 milhões de adultos analfabetos e com 51% da população tendo cursado apenas até o ensino fundamental. Assumimos metas para a educação superior que deveriam ser cumpridas até 2024, mas ainda estamos muito longe de alcançá-las.

-Os resultados desse cenário são diversos. Apesar de todas as riquezas e potencial do Brasil, continuamos estagnados no velho mantra de que “somos o país do amanhã”. Nós éramos o país do amanhã há duas ou três décadas. Desde então, pouco evoluímos nos nossos índices econômicos e sociais fundamentais para o desenvolvimento sustentável que tanto ansiamos.

-De acordo com o cientista político sueco Bo Rothstein, as sequelas dos baixos índices educacionais também se revelam no comportamento de indivíduos e sociedades. Segundo ele, há relação direta entre índice de corrupção e baixa escolaridade. Na avaliação do pesquisador da Universidade de Oxford, a educação eleva a confiança dos cidadãos na vida em sociedade e os torna intolerantes a desvios. Para Rothstein, quanto menos enraizado esse pacto social, maior será a corrupção.

-Desta forma, senhoras e senhores, seja pelo aspecto individual, seja pelo coletivo, educação, democracia, cidadania e ética são substantivos entrelaçados e indissociáveis.

-E para colocar luz nesse debate tão relevante é que estão conosco a excelentíssima senhora ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; o catedrático, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier; e o advogado, jornalista, professor universitário e também imortal da ABL, Marcos Vilaça. Estes dois últimos, ao lado de Merval Pereira, compõem a notável comissão julgadora do Prêmio ABMES de Jornalismo, que este ano realiza a sua 2ª edição.

-Antes de ouvirmos o que eles têm a nos dizer, gostaria de tecer breves palavras sobre os nossos ilustres convidados.

-Para começar, lhes apresento meu conterrâneo do estado que escolhi para viver, Marcos Vilaça. Pernambucano de Nazaré da Mata, Vilaça exerceu relevantes funções públicas no seu estado e ocupou os principais postos na área pública cultural do Brasil. Com seu espírito arrojado, por onde passou implementou uma linha de ação tanto moderna quanto eficiente e eficaz.

-Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, já a presidiu em dois mandatos. Vilaça também é membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasiliense de Letras. A qualidade da sua produção garantiu a tradução de suas obras para diversos idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, japonês e alemão. Entre suas publicações de destaque está Coronel, Coronéis: Apogeu e Declínio do Coronelismo no Nordeste.

-Além da vida acadêmica e da intensa produção literária, entre 1998 e 2005, Marcos Vilaça foi ministro do Tribunal de Contas da União, do qual foi presidente por dois mandatos.

-Outro nobre convidado que temos a honra de tê-lo conosco nesta manhã trata-se de Arnaldo Niskier. Pedagogo e matemático por formação, sua paixão pelo universo da educação o acompanhou ao longo da sua trajetória profissional enquanto professor universitário e escritor.

-Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1984, casa que presidiu entre 1998 e 1999, Niskier também é acadêmico correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Entre as dezenas de obras publicadas, duas temáticas se destacam: literatura infantil e educação. Em um dos seus principais livros, intitulado História da Educação Brasileira – De José de Anchieta ao Ano de 2010, apresenta uma ampla pesquisa e análise da história da educação em nosso país, conteúdo imprescindível para a compreensão do nosso sistema educacional.

-Atual presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier também já emprestou seu talento em áreas como o jornalismo, tendo atuado como diretor do Departamento de Jornalismo da Bloch Editores; diretor do programa Estação Ciência, produzido pela TV Manchete; além de diretor e apresentador do programa Frente a Frente, da Rede Vida de Televisão.

-A nossa terceira notável convidada trata-se da excelentíssima ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Mineira de Montes Claros, sua trajetória pela magistratura inclui o cargo de procuradora do Estado de Minas Gerais de 1983 até 2006, tendo exercido a função de Procuradora-Geral do Estado de 2001 a 2002.

-Em 2006, Carmén Lúcia tornou-se a segunda mulher a ocupar o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, precedida apenas da ex-ministra Ellen Gracie. Em 2014 assumiu a vice-presidência da Corte e, em 2016, a presidência. Seu pioneirismo também ficou evidenciado quando, em 2012, assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto.

-Assim como os outros dois convidados, Cármen Lúcia possui extensa trajetória catedrática. Desde 1983 é professora titular de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo se licenciado em 2006 e retornado à docência no ano passado. Ainda no âmbito da PUC Minas exerceu a função de coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional.

-Senhoras e senhores,

-A partir destes breves relatos fica evidenciado o fato de que estamos diante de pessoas que pautaram suas trajetórias pessoais e profissionais em elementos que consistem em condições sine qua non para o fortalecimento de um Estado Democrático de Direito. Seja por meio da atuação direta na garantia dos direitos fundamentais de todo brasileiro, seja formando pessoas mais conscientes e críticas do seu papel enquanto cidadãos. Temos aqui três pessoas de notório saber capazes de nos conduzir de forma brilhante neste debate sobre a relevância da educação para o enrobustecimento de uma nação na qual as liberdades civis e as garantias fundamentais sejam efetivamente respeitadas.

-Antes de passar a palavra para nossos expositores, gostaríamos de prestar uma singela homenagem pela valiosa colaboração concedida por cada um para a construção de um Brasil mais educado, mais consciente dos desafios que precisam ser enfrentados e das garantias constitucionais que fundamentam a nossa democracia.

Deixe um comentário