Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Mais produtividade no trabalho e na vida

No ambiente corporativo, muito se fala em produtividade. A empresa exige produtividade de seus funcionários, o líder requer de seus comandados; mas, ainda assim, muita gente não sabe que o termo se aplica em diversas áreas da vida. Engana-se quem pensa que ser produtivo é apenas fazer diversas tarefas, como numa corrida contra o tempo. A produtividade está relacionada com os resultados, mas também com os meios de trabalho. Não é só fazer, mas fazer bem feito, economizando tempo e recursos e maximizando a entrega final.

Paul J. Meyer dizia que “produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado”. É uma equação complexa que envolve vários fatores, desde técnicos, até subjetivos. Por isso, é importante estar motivado para aquele trabalho. Assim, você rende mais e se sente bem na atividade. O resultado só pode ser o melhor: um trabalho bem feito e altamente produtivo.

Para ser produtivo em qualquer atividade da vida, é preciso, antes de tudo, ter organização. Organizar o dia, o tempo, tudo o que é preciso fazer naquele período. Já experimentou programar seu dia na noite anterior? Definir suas tarefas, seus objetivos, o que você quer alcançar. Estabelecer prioridades e colocar as tarefas mais difíceis no topo da lista é um começo. Assim, conforme elas forem sendo concluídas, o dia vai ficando mais tranquilo com as tarefas mais leves. Além disso, cada pessoa tem um período do dia em que é mais produtiva. Cabe identificá-lo e programar as tarefas mais complexas para aquele horário, quando há mais disposição. Importante, nesse caso, é fazer uma coisa de cada vez, para não se perder. Gerenciar o tempo é essencial para obter melhores resultados.

Todos temos maus hábitos, que acabam influenciando na produtividade ao longo do dia. Um deles acontece logo na hora de acordar: o famoso botão de “soneca” do despertador. Este recurso é um vilão da produtividade porque o nosso cérebro “programa” o corpo para estar disposto e alerta na hora em que costumamos acordar. É o nosso relógio biológico. Ao pedir aqueles 10 minutos extras na cama, você está, na verdade, se boicotando, porque perde o timing natural do organismo. O ideal é respeitar o primeiro alarme e já levantar da cama, jogar uma água no rosto e encarar o dia. Será, certamente, uma manhã com bem mais disposição.

Muita gente costuma passar o dia olhando a caixa de e-mails e redes sociais no trabalho. Isto é um erro. Cada vez que você checa seu e-mail, ou suas redes sociais, está deixando de fazer as outras atividades e, com isso, sua produtividade cai. Segundo o psicólogo Travis Bradberry, o cérebro precisa de, pelo menos, 15 minutos de concentração para entrar no chamado estado de flow, quando toda sua energia está voltada para a execução de uma tarefa. Se o seu trabalho não depende de trocas de e-mails, procure estabelecer horários para a leitura das mensagens, ou se habitue a só fazê-lo depois que concluir uma tarefa. O mesmo vale para as redes sociais, tão utilizadas atualmente.

Ser produtivo no trabalho também depende da vida pessoal. Horários certos para acordar, dormir, fazer refeições, exercitar-se e, inclusive, para o lazer: tudo isso é imprescindível, afinal, uma mente cansada ou estressada certamente não será produtiva. Noites bem dormidas resultam em dias com mais disposição. Exercícios físicos são mais do que uma questão estética: fazer alguma atividade regular, por pelo menos 30 minutos ao dia, ativa o corpo e a mente. Se for logo pela manhã, é ainda melhor, pois ajuda a aumentar a produtividade. Para completar, nos períodos livres, é sempre bom investir em atividades de lazer e relaxamento para refrescar a mente. São medidas que levam a uma melhora de desempenho não só no trabalho, mas na vida em geral.

Deixe um comentário