Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Adeus ano velho, feliz 2018!

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e, como de praxe, é hora de fazermos o balanço dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas. No entanto, essa época também nos motiva a olharmos para o horizonte com o objetivo de definir metas e caminhos a serem trilhados.

Definitivamente, 2017 não foi um ano fácil. No âmbito da ABMES, tivemos um período intenso, mas com grandes vitórias que merecem ser comemoradas. Foram inúmeras as batalhas e sabemos que ainda não vencemos todas, mas é com o espírito destemido que nos apresentamos para 2018.

No ano que está prestes a se encerrar, imprimimos um novo patamar na representatividade do setor e na qualidade dos serviços prestados. No bojo das celebrações por seus 35 anos, a ABMES reuniu ainda mais conquistas e agregou novas ações que beneficiaram não só seus associados, mas, principalmente, a educação superior particular como um todo.

A ABMES manifestou-se nacionalmente a respeito de pontos centrais e relevantes para o setor educacional. Defendeu, de forma serena e firme, a importância dos avanços advindos com a reformulação do marco regulatório da educação a distância. Atuou ombro a ombro com as instituições de educação superior que, de forma responsável e sob a guarida da regulação educacional, ofertaram o curso de tecnólogo em serviços jurídicos e notariais. Sob premissas educacionais, foi possível afastar administrativamente e judicialmente os avanços da OAB acerca de discussões eminentemente acadêmico-pedagógicas.

Na esfera política, as conquistas foram inúmeras. A instituição atuou em diversos projetos em tramitação nas Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ao todo, em ações desenvolvidas em parceria com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, foram monitorados e acompanhados 370 projetos. A Associação ainda participou de diversas audiências públicas realizadas nas duas casas legislativas e que abordaram os mais variados temas, como o debate sobre o novo Fundo de Financiamento Estudantil e a expansão dos cursos a distância na área da saúde.

Além disso, em um ano em que três grandes reformas estruturais tramitaram no Congresso Nacional, a instituição não se furtou da sua responsabilidade e contribuiu ativamente para o debate no sentido de assegurar os interesses legítimos do setor da educação superior particular. No âmbito da reforma trabalhista, por exemplo, a ABMES atuou para que aspectos como a flexibilização das relações entre trabalhador e empregador; a maior legitimidade das convenções coletivas; e a adoção de novos modelos de contratação, como a jornada intermitente, fossem aprovadas.

No âmbito da reforma tributária o esforço foi para evitar que as instituições de educação superior vissem sua carga tributária crescer em 5% do faturamento e, na esfera da reforma previdenciária, a ABMES trabalhou para retirar do texto o fim da imunidade tributária das instituições filantrópicas que prestam atendimentos gratuitos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Toda essa atuação, claro, contribuiu para o estreitamento de laços. A ABMES ficou ainda mais próxima de órgãos como o Ministério da Educação e o Inep, além de ter estimulado o desenvolvimento de iniciativas como o projeto Seres em Ação, promovido pela Secretaria de Regulação e Supervisão do MEC e que leva atendimento do ministério aos quatro cantos do país.

Além disso, a ABMES foi presença constante na discussão da reformulação regulatória da educação superior presencial e a distância e provocou o firme posicionamento do MEC frente às pautas nacionais em discussão no Congresso Nacional, buscando assegurar que todas as discussões em relação à educação fossem feitas sobre premissas legadas à formação. Uma relação cordial e de mútuo crescimento sempre em prol da qualidade.

Entre os debates de fôlego deste ano destacam-se as mudanças no Fies, que retiraram o caráter social do programa; a autorização de cursos a distância na área da saúde; e a intensificação do esforço empenhado por conselhos profissionais e federais no sentido de incidirem em aspectos relativos à supervisão e regulação da educação superior no país, prerrogativa exclusiva do Ministério da Educação. Em todos eles a ABMES teve atuação incisiva para evitar que o cenário educacional, em especial o relacionado ao nível superior, sofresse com consequências capazes de comprometer o desenvolvimento social e econômico do país.

Ao longo de 2017 a ABMES também trabalhou para estreitar o relacionamento com seus associados, seja por meio do fortalecimento da representatividade do setor junto ao governo e ao Congresso Nacional, seja por meio da oferta de novos serviços e projetos. Este foi o primeiro ano em que a instituição recebeu associados, parceiros e visitantes na sua sede própria, pensada em cada detalhe para atender às necessidades da entidade e das mantenedoras associadas. Símbolo do crescimento e da consolidação da Associação.

Este também foi o ano em que a Associação cruzou fronteiras. A concretização do projeto ABMES Internacional teve como ápice a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada em setembro, que já resultou na assinatura de três termos de cooperação com instituições russas. Na outra ponta, a instituição cuidou de se aproximar dos seus associados por meio de uma atuação mais regionalizada. Assim, surgiu o projeto ABMES Regional, que contou com duas ações em 2017, sendo uma em Porto Alegre e outra em Fortaleza.

Em 2017 também foi lançado o Prêmio ABMES de Jornalismo, divulgados estudos e pesquisas, criados novos canais de comunicação e a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular bateu todos os recordes. Além disso, foi o ano da celebração dos 35 anos da Associação, que resultou em produtos como o Memorial Comemorativo e em momentos marcantes, como o seminário solene e o jantar de comemoração realizados em agosto.

Sim, realmente, 2017 não foi um ano tranquilo. Foi um momento intenso para o setor e de muitas realizações para a ABMES. No entanto, agora é hora de voltar os olhos para o horizonte e vislumbrar as oportunidades que se apresentam para 2018. As expectativas são muitas, especialmente por ser um ano no qual iremos eleger nossos novos governantes. O que posso garantir é que a Associação segue para o próximo ano com o ânimo revigorado e a disposição de sempre para lutar em prol dos interesses e necessidades do setor da educação superior particular. Então, que venha 2018!

Deixe um comentário