Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A tradição do Círio de Nazaré

São mais de 220 anos de tradição, devoção e emoção. Reunindo mais de 2 milhões de pessoas em uma caminhada de fé pelas ruas da capital do estado do Pará, o Círio de Nazaré é, de longe, a maior manifestação católica do país e uma das mais simbólicas do mundo.

Segundo a interessante Lenda da Nazaré a antiquíssima imagem da Virgem teve origem em Nazaré, na Galileia, e representa a Virgem Maria sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus, o qual amamenta. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original dos primeiros séculos do Cristianismo, percorreu a cristandade desde Nazaré (Israel) passando por Mérida (Espanha), até surgir no ano de 711, em Nazaré (Portugal).

No Pará, a devoção a Virgem de Nazaré se expandiu a partir de 1700, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murucutú, onde hoje encontra-se a Basílica de Nazaré, uma pequena imagem da santa. Na manhã seguinte, reza a tradição, a imagem havia desaparecido e retornado ao local em que foi encontrada.

Assim, todos os anos, no segundo domingo de outubro, as pessoas transformam as ruas da capital paraense em vertentes humanas, o retrato da devoção popular. A celebração do Círio é tão forte na cultura dos paraenses que, estes, mesmo se moram fora do Estado acabam celebrando o Círio onde quer que estejam.

O Círio de Nazaré, mais do que em qualquer outra região do planeta, representa para o povo paraense algo muito parecido com o natal. As casas e a cidade são enfeitadas, comidas tradicionais são feitas. Há muita expectativa com as celebrações do Círio: todos os anos, há a apresentação do manto da imagem peregrina, que já foi elaborada por vários católicos e estilistas famosos.

A berlinda, que começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macedo Costa, posteriormente substituída por um andor e assim permaneceu até o Círio de 1930, quando retornou. Além dela, outros treze carros acompanham a procissão e são um símbolo importante da devoção incorporados à procissão ao longo da história da Festa, seja para recolher os ex-votos (elementos de promessa) ou levando as crianças vestidas de anjos. Já a Corda, talvez o maior símbolo do Círio para aqueles que não são paraenses e um dos maiores ícones da festa, passou a fazer parte do Círio desde 1885.

Desde 1971, a Virgem de Nazaré é considerada pelos católicos Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia. Atualmente, as manifestações de devoção religiosas estendem-se por quinze dias, durante o período chamado de quadra Nazarena e é composta por 12 romarias: o Traslado, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, a Moto-Romaria, a Transladação, a Procissão do Círio, a Ciclo-Romaria, a Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e o Recírio fazem toda a população participar, sem distinção de cor, classe social, religião.

Na qualidade de Reitor da UNAMA – Universidade da Amazônia e católico convicto, fico muito emocionado em receber a Santa e toda sua comitiva, na manhã da sexta-feira do Círio, no campus Ananindeua da instituição. Ocasião em que oferecemos ao Bispo, comitiva e peregrinos um singelo café da manhã. A emoção de poder participar da festa é impossível de descrever. É sentir uma paz e saber que todos estão ali por amor, unidos pela fé e devoção.

Deixe um comentário