Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A corrupção continua

Enquanto o Brasil sentia o impacto causado pela notícia do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, incluindo os atletas , dirigentes do time de futebol da Chapecoense e jornalistas, a Câmara colocava em curso estratégias que favorecem a corrupção e tentam impedir a atuação da Operação Lava-Jato.

O Projeto de Lei 4.850/2016, que transformou a petição pública assinada por mais de dois milhões de pessoas no que é conhecido como “10 Medidas contra a Corrupção”, foi desfigurado e das 10 medidas originais, apenas quatro permanecem.
A reunião extraordinária aconteceu na madrugada da quarta-feira, e entre as mudanças aprovadas está a inclusão no texto da possibilidade de juízes e promotores responderem por crime de abuso de autoridade – uma estratégia para freiar a atuação da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que tem sido, cada vez mais, apoiada pelos brasileiros.

O resultado da votação coloca o Brasil em um claro retrocesso em relação ao combate à corrupção e o que restou do Projeto de Lei 4.850/2016 não contribui para aproximar o país das boas práticas mundiais. Foram 11 modificações no texto inicial elaborado pelo Ministério Público e Judiciário. Além da punição aos magistrados, procuradores e promotores, também foram retiradas propostas como a responsabilização de partidos políticos e dirigentes partidários por atos cometidos por políticos filiados às siglas.

A proposta original, defendida pelo Ministério Público Federal, pretendia o seguinte: fazer com que a corrupção entrasse na lista de crimes hediondos – ou seja, muito graves e que sofrem punições mais duras. Além da responsabilização dos eleitores que venderem seu voto, a criação de testes de integridade para agentes públicos – para identificar se eles são passíveis de serem corrompidos -, que pessoas fiquem presas até que o dinheiro desviado seja recuperado, dificultar a obtenção de habeas corpus, entre outras medidas.

A postura da Câmara dos Deputados apenas reforça a crise ética e moral que o Brasil vive e o desespero de políticos em “se proteger” das investigações e punições resultantes dos atos ilícitos cometidos. As 10 medidas contra a corrupção foram apresentadas no início de 2016 à população, debatida por meses por comissões e audiências públicas. Lembrando que a corrupção tem um custo para o país próximo aos 200 bilhões de reais por ano, cerca de três vezes mais que o orçamento nacional de saúde.

Não podemos permitir que um projeto tão importante para a construção da política e ética nacional, aprovado por mais de 2 milhões de brasileiros, seja derrubado dessa forma. Agora, precisamos cobrar ao Senado postura ética e sensata para que o projeto retorne ao seu texto original.

Deixe um comentário