Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Hillary Clinton na presidência dos EUA

A candidata democrata, Hillary Clinton, pode se tornar a primeira mulher na presidência dos Estados Unidos. Advogada e esposa do ex-presidente americano, Bill Clinton, Hillary já entrou na história americana por estar na disputa pela Casa Branca e tem o apoio do atual presidente, Barack Obama, que pediu aos americanos para votarem na candidata e permitirem que ela termine o trabalho que ele iniciou com sua própria eleição, há quase oito anos.

Especialistas afirmam que o governo de Hillary Clinton adotaria uma postura mais intervencionista na economia do que a vista durante o governo de Bill Clinton. A candidata quer taxar mais os mais ricos, aumentar o salário mínimo e é a favor da reforma migratória para integrar imigrantes ilegais à economia. Hillary é, também, taxada como uma habilidosa negociadora política.

Hillary é adversária do milionário Donald Trump. Ambos têm ideias contrastantes e fizeram uma campanha de provocações e acusações. Fato é que, até o último debate, a maioria dos eleitores acredita que Donald Trump não apresenta um comportamento e temperamento adequado para chefiar o país e o código nuclear – Hillary foi declarada vencedora no debate com 62% das opiniões, enquanto Trump convenceu apenas 27% do eleitorado.

Entretanto, nada está definido até o dia 08 de novembro – data das eleições americanas. Caso seja eleita, Clinton quebrará um outro tabu: a alternância de poder é uma das principais características do sistema político dos EUA. Hillary e Obama são democratas e o atual presidente americano já está no mandato da reeleição. Nos EUA, um mesmo partido dificilmente consegue ganhar três eleições seguidas – a última vez que isso aconteceu foi em 1988, com a vitória do republicado George Bush, que substituiu Ronald Regan.

A esposa de Bill Clinton parece ser a melhor opção para manter o mundo “em equilíbrio”. A candidata é descrita por muitos como “uma presidente que apoia e fará avançar as políticas que permitirão que a ciência e a tecnologia floresçam no nosso país e criem a base para decisões políticas importantes”.

A expectativa mundial é grande porque, quando escolhem um presidente, os americanos não definem apenas o chefe de Estado, mas decidem o líder do governo e o comandante do maior exército no planeta. Ou seja, é preciso, além de tudo, que esta pessoa seja sensata para contornar conflitos mundiais e a experiência de Hillary na política americana transmite essa segurança ao mundo. Resta a nós torcer para que isso aconteça.

Deixe um comentário