Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

É possível ressocializar através da educação

O Sistema Penitenciário Brasileiro não consegue atingir o seu principal objetivo que é a ressocialização dos seus internos. Hoje, temos prisões superlotadas, com estrutura física e instalações precárias e insalubres que, junto com a falta de treinamento dos funcionários responsáveis pela reeducação da população carcerária e própria condição social dos que estão ali, fazem nosso sistema prisional ser tão falho em sua finalidade.

O direito à educação não está restrito apenas aos cidadãos que vivem em meio à sociedade comum. Além da Constituição Federal, a Lei de Execução Penal (LEP), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394) e o Plano Nacional de Educação (PNE) garantem aos detentos brasileiros o acesso aos estudos.

É inegável a relevância do papel que a educação exerce no desenvolvimento das relações sociais. Trata-se de fator imprescindível para a construção da individualidade humana.

Quando citamos que a educação é a principal ferramenta para mobilidade social, afirmamos que ela é, também, um mecanismo efetivo de reintegrar ou reabilitar os detentos. A educação no sistema penitenciário teve início na década de 50, antes disso, a prisão era apenas uma proposta de isolamento de pessoas que tiveram atitudes fora dos padrões aceitáveis em sociedade e não havia proposta de requalificar os infratores.

No Brasil, mais de 40 mil presos entram no sistema carcerário a cada ano. Segundo dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen), o número de pessoas privadas de liberdade no Brasil chegou a 622.202 em dezembro de 2014. Um aumento de 7% em relação a 2013. Em 2014, segundo os dados fornecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, a maioria dos presidiários é jovem: 31% possuem de 18 a 24 anos; 25% possuem de 25 a 29 anos; e 19% possuem de 30 a 34 anos. A maioria também tem escolaridade baixa: 53% têm ensino fundamental incompleto, 11% têm ensino médio, 9% são alfabetizados sem cursos regulares e 6% são analfabetos. Apenas 2% possuem curso superior.

Dos que saem dos presídios, grande parte reincide no crime. Na maioria das vezes, a reincidência ocorre pela falta de oportunidade na reintegração com a sociedade comum. Já dizia Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Um exemplo de como a educação pode mudar a vida desses cidadãos reclusos é o Sistema Penitenciário Baiano, que tem aplicado programas voltados para a educação de jovens e adultos nos presídios de seis municípios do Estado: Salvador, Teixeira de Freitas, Jequié, Feira de Santana, Valença e Ilhéus. Os programas são viabilizados através do sistema de parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH e a Secretaria de Educação do Estado, por meio do projeto estadual “Educar para Integrar”.

Claro que inserir o processo educacional dentro do sistema prisional é difícil e, por vezes, bastante arriscado. Neste caso, é preciso uma educação que se preocupe em desenvolver a capacidade crítica do interno, mostrando as possibilidades de escolhas e a importância que elas terão para a vida do presidiário. A educação dentro do sistema penitenciário deve trabalhar com conceitos fundamentais que envolvem a família, o amor, a dignidade, a vida, dentre outros.

Podemos afirmar que a criminalidade está intimamente ligada à baixa escolaridade e, ambas, estão ligadas a questão econômica e social. Não obstante, e sem dúvidas, podemos assinalar, também, que a educação é capaz de criar a consciência e fazer com que o carcerário se comprometa com a mudança da sua história. Sendo assim, precisamos de um projeto educacional que valorize as aptidões do detento e desenvolva suas potencialidades, possibilitando a sua mobilidade social, tornando-o apto ao mercado de trabalho, resgatando a autoestima e a consciência de si como ser humano digno e autônomo.

Deixe um comentário