Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O consumo consciente

Em tempos de crise econômica, hídrica e até energética, muitos se perguntam como é possível manter o equilíbrio e contribuir para que nós e o país possamos “sobreviver”. O consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas conseqüências de seus atos tanto para a economia pessoal quanto para a qualidade de vida no planeta.

O consumo consciente é uma questão de hábito. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o ser humano já consome 50% a mais do que o planeta é capaz de repor. Cerca de 16% da população mundial consome 78% dos recursos retirados da natureza e, à medida que a população vem consumindo de forma exagerada, e até descontrolada, os impactos causados pela estiagem e a campanha tardia para economia de água e energia, por exemplo, vem afetando grande parte dos brasileiros.

Existem três verbos que nos transformam em consumidores conscientes e nos ajudam a manter o controle: planejar, avaliar e escolher. Planeje e, com isso, compre menos e melhor, não seja impulsivo. Avalie a necessidade. Estamos em um momento delicado da economia e excessos podem acabar gerando problemas maiores. Escolha com calma, pesquise antes de realizar uma compra, essa postura ajuda a encontrar melhores preços e até juros mais baixos.

Economizar água, energia e aprender a controlar gastos pessoais têm sido tarefa árdua para muitas pessoas, no entanto, essa dificuldade poderia ter sido minimizada se mudarmos nossos atos no dia-a-dia, promovendo melhores condições de vida. É preciso inovar no setor elétrico, buscando novas formas de produção de energia diferentes das hidrelétricas. Também devemos debater formas de consumo da água, pois este não é um problema novo, porém ainda pouco debatido.

Devemos utilizar as atuais crises de escassez de água e de energia elétrica como aprendizado e um divisor na maneira que consumimos tais recursos. Toda crise é uma ótima oportunidade para aprender, mudar comportamentos e atitudes. Além disso, ela pode e deve ser usada para criar novas oportunidades.

De nada irá adiantar campanhas para redução de consumo se elas ficarem restritas apenas aos períodos críticos. Mais vale a educação e a propagação do consumo consciente do que, em 2016 e a cada período de dificuldade, precisarmos mudar nossos hábitos de forma drástica.

Deixe um comentário