Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Salvem a Petrobras

Salvem a Petrobras! Salvem a maior empresa da América Latina, a quarta maior empresa petrolífera de capital aberto do planeta e a quarta maior empresa de energia do mundo. Este não é um pedido isolado. Este é o pedido da população brasileira.
Nas últimas semanas inúmeros escândalos envolvendo a Petrobras e sua gestão têm sido veiculados no Brasil e, também, no mundo. Recentemente, li o texto publicado pela Financial Times, no Blog de Nick Butler, intitulado ‘The problems with Petrobras’. Para minha surpresa, a quantidade de pontos negativos relatados sobre a empresa é muito superior aos pontos positivos.

A empresa é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração petrolífera em águas profundas e ultra profundas. Essa potencialidade fez com que, em 2007 e 2008, com as descobertas do pré-sal, a empresa decolasse como uma das principais vitrines do governo brasileiro e se tornasse uma das maiores petrolíferas do mundo. No entanto, com gastos descontrolados, não há expectativa de que a empresa cumpra com os planos de desenvolvimento programados.

A verdade é que a Petrobras vem perdendo no item confiança dos seus investidores, principalmente porque ela tem sido usada como um instrumento de disputa política e isso, aliado ao baixo desempenho, acaba prejudicando a imagem do Brasil no exterior. É claro que, mundialmente falando, a Petrobras não é grande o suficiente para causar problemas econômicos, já que os antigos campos de petróleo continuam produzindo.

Alguns analistas apontam que um dos principais problemas econômicos da Petrobras é o controle no preço da gasolina e no diesel, que é feito pelo governo para evitar um aumento da inflação. Como o Brasil consome mais petróleo do que produz, a Petrobras é obrigada a importar o produto, no entanto, o valor que paga no mercado internacional não pode ser totalmente repassado para os consumidores porque isso gera uma pressão inflacionária.

Foi em 2010, que a Petrobras ficou conhecida internacionalmente por efetuar a maior capitalização em capital aberto da história: 72,8 bilhões de dólares (127,4 bilhões de reais), praticamente o dobro do recorde que, até então, era da Nippon Telegraph and Telephone (NTT), com 36,8 bilhões de dólares capitalizados em 1987. Mas, a dívida líquida da Petrobras subiu 50% em 2013 – de R$ 147,8 bilhões para R$ 221,6 bilhões, o que fez a estatal brasileira se tornar a mais endividada entre as grandes empresas de petróleo e gás.

Mesmo com um panorama negativo, nem tudo está perdido. A Petrobras continua descobrindo enormes volumes de petróleo e gás, colocando a costa brasileira entre uma das novas áreas mais prolíficas do planeta. No campo de Lula, por exemplo, estima-se que seja possível atingir a produção de 8 bilhões de barris de petróleo, o que faz dele um gigante mundial. É por isso que pedimos: salvem a Petrobras!

Uma Resposta para “Salvem a Petrobras”

Deixe um comentário