Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O que querem os brasileiros?

Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Brasil tem 202.768.562 habitantes. O dado foi publicado no “Diário Oficial da União” e a data de referência usada foi de 1º de julho de 2014. Mais do que um dado populacional, em ano de eleições presidenciais e estaduais, a grande questão que nos rodeia é “o que querem os brasileiros?”.

O mais provável é que aquele candidato que responda a essas perguntas e tenha planos para as mudanças que nosso povo deseja, seja eleito para ocupar os cargos disputados. Claro que a vida do brasileiro mudou nos últimos anos e muito mais significativamente a vida daqueles que faziam parte das classes C e D, que passaram a ter mais crédito e mais condições de consumir. No entanto, não é o suficiente dizer que ainda é preciso melhorar a saúde, a educação, a infraestrutura e o transporte público.

Arrisco-me a dizer que o brasileiro quer igualdade de oportunidades. Isso quer dizer que ele quer poder estudar mais, ter acesso a um curso técnico e educação profissionalizante, além do acesso à universidade. A cada dia, o brasileiro percebe que a educação pode mudar sua vida e que essa mudança resulta em novas oportunidades de emprego e melhor remuneração.

Também queremos leis mais rígidas e punição exemplar para os criminosos, tudo em prol do bem estar da população. E isto inclui punição ao crime de corrupção, que, sem dúvidas, é um dos grandes problemas que ainda impedem o desenvolvimento do Brasil e a solução de diversos problemas que ainda nos atrelam ao subdesenvolvimento.

É preciso um sistema tributário mais justo. É incompreensível que, no país com uma das maiores cargas tributárias do mundo e em que todos os anos se atinge um novo recorte de recolhimento de tributos, esta arrecadação não se reverta em uma melhoria efetiva na prestação de serviços estatais e consequentemente na realização dos direitos dos cidadãos.

Da mesma forma, é necessária uma redução de gastos e o aumento da eficiência da gestão pública. São centenas de obras públicas paradas e superfaturadas. É preciso cobrar que prazos de execução sejam cumpridos e impedir que obras que serviriam para ajudar a população acabem abandonadas.

Mas, acima de tudo, é preciso transparência. Os brasileiros precisam entender que os políticos devem trabalhar para o povo e foram eleitos para os cargos para nos representar, para lutar pelos nossos ideais. Não devemos adotar a política apenas como direita ou esquerda. Devemos entender os partidos políticos como representação de ideologias, que tem opiniões e aspirações que nós podemos nos identificar ou não. A política não deve representar um negócio, deve representar um país.

Uma Resposta para “O que querem os brasileiros?”

  • guilherme:

    É óbvio que o Brasil tem potencial para ser um país de primeiro mundo porém o que é necessário é que o Brasil deiche de ser o país mais corrupto deste mundo e quando falo em mundo falo em 172 países sendo que mais de 70 são corruptos e para se ter uma noção, bater este recorde é apenas a amostra de tamanha burrice do povo brasileiro que apanha apanha apanha e apanha e não aprende.

Deixe um comentário