Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O legado da Copa

A Copa do Mundo no Brasil foi um grande carnaval nos estádios de futebol. As mulheres, que não são observadas costumeiramente nos estádios brasileiros, lá estavam. E crianças também. A animação era explicita nos rostos de cada torcedor. Estrangeiros e brasileiros interagiam, independente da nação. Risos e surpresas foram capturados pelas incontáveis câmeras de TV. Tudo em clima de festa.

Pesquisa do instituto Datafolha revelou que 83% dos estrangeiros aprovaram a organização da Copa. Diante deste dado, suponho que a imagem do Brasil para o mundo será melhor após a Copa. Com isto, haverá mais interação comercial, mais turistas no País e mais cobertura da mídia mostrando para o mundo os aspectos positivos desta grande nação.

O pré-Copa foi cercado de pessimismo. Devemos confessar: nós, brasileiros, adeptos do improviso, não acreditávamos que o Brasil funcionaria na Copa. As indagações costumeiras eram: faltará táxi durante a Copa? E a polícia dará segurança à população e aos turistas? Manifestações ocorrerão? E os aeroportos? A frase “imagine na Copa” conquistou amplo espaço nas redes sociais.

Se estávamos pessimistas com a organização, sobrava-nos otimismo com o desempenho da seleção brasileira. Acreditávamos que os nossos futuros heróis entrariam em campo e derrotariam os oponentes com facilidade. No entanto, desde a estreia, a seleção brasileira mostrou que o acaso poderia proporcionar o sucesso. Mas, sem a existência dele, o título não viria. Dito e feito. O Brasil foi goleado pela Alemanha. E o sonho da conquista do hexa foi interrompido.
Entretanto, o desempenho da seleção brasileira em campo não pode ser confundido com a organização da Copa. Esta última foi um sucesso. Se o pessimismo existia antes da Copa, logo na abertura o “Vai ter Copa” tomou lugar do “Não vai ter Copa” nos ambientes virtuais e o transcorrer da Copa foi tranquilo, sem percalços.

E o que ocorrerá após a Copa? Desconfio que os brasileiros estão mais exigentes. Neste caso, irão sempre perguntar: se o Brasil funcionou bem durante a Copa, por que não funcionará após a Copa? Ou seja: se o transporte público e segurança funcionaram no transcorrer do maior evento esportivo do planeta, então, eles devem também funcionar adequadamente após o fim do grande evento.

Se a indagação sugerida estiver na mente dos brasileiros, a Copa contribuiu para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira. Se já éramos críticos e exigentes, passaremos a ser mais. Se não tínhamos vergonha de protestar, continuaremos a reclamar e exercendo a cidadania. Portanto, a Copa deixará o seguinte legado: sabemos agora que quando governos querem fazer, eles fazem.

Deixe um comentário